Palavrinhas inéditas II

Sabe que fiquei intrigado com um comentário que recebi sobre o texto “Palavrinhas inéditas” que escrevi. Um ótimo comentário, que me fez refletir um pouco. Ler é um dom?

Uma de nossas amigas leitoras e pedagoga, me fez este questionamento. E agora cá eu com meus botões e meu computador (máquina esta imprescindível para pesquisas) estamos a pensar.

O que é dom? De acordo com o dicionário Michaelis, dom pode ser designado como talento, dote natural e aptidão; e pela teologia como “bem espiritual proporcionado por Deus”. Cabe a nós agora refletirmos sobre tal questão. Ser ler for um talento único, daqueles como pintar, desenhar, cozinhar e costurar, ele terá um propósito, ou seja, uma razão para existir. Todos sabem que pela técnica aprendemos a pintar, a desenhar, a cozinhar e costurar, mesmo que não tenhamos vocação para o ato (ou exercício), mas se quisermos (entenda quisermos por força de vontade, com um objetivo) podemos pintar e desenhar,... Então com um pouco de força de vontade poderemos ler com um propósito. E qual seria este propósito? Ora queridos leitores, não divagaremos, usemos o bom senso.

E quanto à “bem espiritual proporcionado por Deus”? Que Deus é esse? Que Deus é esse que premia alguns de seus filhos com a facilidade da leitura, enquanto castiga os outros com a dificuldade de decifrar um texto? Não. Definitivamente não acredito neste Deus. Acredito sim em escolas despreparadas, em professores leigos que não são leitores e acreditam que podem ensinar alguém a ler. Como ensinar uma criança a desenhar, se mal sabe rabiscar com giz de ceras? Quantos de nós são leitores? Quantos conseguem chegar até o fim deste texto e assimilar as idéias que tentei passar? Pouquíssimos.

Nossos professores primários não são leitores. Pergunte a eles, tenha a curiosidade de perguntar quem foi Fröbel? Garanto que menos da metade saberão responder. E agora me digam como um professor do ensino primário não sabe quem criou o primeiro “jardim de infância”? E a agora me questiono. Como uma criatura sem conhecimento, sem informação esta apta a ensinar o prazer da leitura a uma criança?

Não concordo minha cara amiga que ler é um dom. Ler é um prazer destes que se aprende. Não desses que se nasce.

Com prazeres tão fáceis hoje em dia, como assistir televisão (não me entendam mal), como uma criança tem prazer com um livro? Este monte de folhas encadernadas que terão de ser decifradas, frente aquele aparelho que entrega tudo mastigadinho. Claro, crescemos preguiçosos, adoramos colo, queremos tudo na mão, para que ler? Suarmos perante o desconhecido, compreender e traduzir. Quanta tarefa difícil sem um propósito.

Rafael M Menezes
Enviado por Rafael M Menezes em 26/10/2008
Código do texto: T1249280
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.