Garcia e Posenti - Varanda de Idéias II

Meu amigo leitor; hoje quero dialogar sobre mais pensadores. Nossos esclarecidos questionadores da crise da leitura: Pedro Benjamim Garcia e Sírio Posenti.

Por que os educandos não sabem ler e escrever? Porque os próprios educadores não são leitores. Como ensinar o que não se sabe? É necessário hoje em dia que se ensine a pensar, que a escola exija a formação de cidadãos conscientes e críticos, tanto politicamente, economicamente quanto ambientalmente. A Educação deve trabalhar com valores. “Ligar sujeito e conhecimento, através da experiência, é o que caracteriza a formação. Para que esta experiência ocorra é necessário ter capacidade de escutar, dialogar e negociar significados. É todo um aprendizado que julgo possível através de rodas de leitura” (Garcia). Nosso esclarecido Garcia é um educador sublime a ponderação do que vem sendo hoje trabalhado nas escolas e formulador do exercício intelectual que resulta na formação de um cidadão crítico.

Ler, segundo Sírio Posenti (Unicamp) “é voltar para si mesmo, no silêncio”. Por isso nós leitores somos tachados inúmeras vezes como pessoas chatas, tristes, introspectivas e importunas. Não que isso seja verdade, pelo contrário. Não me considero chato, infeliz e nem inconveniente, mas sim, muitas vezes me encontro em estado de introspecção, necessário ao exercício de pensar e da leitura. Compreender um texto e um livro exige este estado.

Vivemos numa sociedade globalizada que requer e exige que estejamos sempre em contato com as pessoas, produzindo e interatuando. Nossa sociedade não dá o devido valor à leitura. Pessoas desinformadas sobre os benefícios da leitura encontram-se dispersas por este país a fora. É irônico, mas garanto que muito de vocês já ouviram mães (não leitoras) a criticar e desestimular seus filhos leitores, esbravejando em direção a eles:

- Menino, larga este livro e vá jogar bola, vá catar algo para fazer!

É jocosa uma fala dessas. Mas muitas mães e pais não dão o valor que se deve a leitura porque não foram criados para isso. Para eles o fato de você estar parado, quieto, lendo, significa que você se encontra em estado improdutivo. Não esta aproveitando sua meninice. E a aquelas pessoas que pior, censuram a leitura de um adulto, pois acreditam que aquele é um tempo jogado fora, que ao invés de perderem tempo lendo, deveriam estar ganhando dinheiro.

Encerro aqui estes meus devaneios... Porém, volto logo a me sentar nesta varanda a trocar idéias.

Rafael M Menezes
Enviado por Rafael M Menezes em 28/10/2008
Reeditado em 29/10/2008
Código do texto: T1252540
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.