Trabalhador Medroso - Parte Um

Aquela sensação de desconforto, uma ansiedade tremenda, pelo fato de ser chamado para uma entrevista do primeiro emprego. Que sensação gostosa, quando se é aprovado, e temos a certeza de ganhar o primeiro dinheiro e ter a carteira de trabalho assinada. Agora somos TRABALHADORES! As pessoas o respeitam, sentimos certa medida de auto-estima. Mas, eu digo categoricamente, que dependendo do trabalho a ser feito, juntamente com o salário a ser recebido e, também, em qual empresa trabalhará, tudo não passará de uma ESCRAVIDÃO moderna. Deixe-me falar um pouco sobre essa deterioração social, mental, físico e intelectual do ser humano que cai nessa armadilha.

Quanto custa o salário mínimo aqui no Brasil? Até agora custa R$ 415,00. Parece bom? NÂO! Isto não pode ser chamado de salário mínimo. Existe profissão mínima? Existe carga horária mímina? Então, porque o salário deve ser mínimo? Nunca ouvi falar em salário médio ou alto. Desconta-se deste salário, o INSS, e dependendo da empresa, desconta-se outras coisas, como transporte, alimentação. Quanto agora custará esse salário minímo? Um pouco a mais de R$ 350,00! Qual seria o salário ideal? Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), seria de R$ 1.510! Isso mesmo que você leu. A reportagem ainda diz que, este cálculo da DIEESE leva em conta os gastos com alimentação, moradia, transporte, vestuário, saúde, educação, higiene, lazer e previdência. Continua reportagem: "Para adquirir uma cesta básica, uma pessoa que ganha um salário mínimo de R$ 350 em Fortaleza teria de trabalhar 80 horas e 27 minutos. Em São Paulo, o trabalhador com o mesmo salário teria de trabalhar por 112 horas e 59 minutos." *

Agora, pergunte-se você que trabalha em uma empresa que ganha muito, muito dinheiro, e ainda lhe paga o mínimo, se isto é justo! Creio que uma pessoa com sã juízo saberia dar uma resposta correta a esta questão. Será que o salário mínimo ajuda alguém na alimentação, moradia, transporte, vestuário, saúde, educação, higiene, lazer e previdência?

Qual é o perfil do trabalhador escravo que ganha salário mínimo? Em geral, é um trabalhador consciencioso, pai de família, que não teve oportunidade de cursar um nível superior, pobre, da periferia, jovem. A esses, a aristocracia brasileira impede que nós, tenhamos alguma oportunidade, oportunidades disponibilizadas facilmente para os filhos deles. Antigamente, compravam-se escravos para trabalhar, e hoje, é diferente esta situação?

Tenho novas definições para Salário Mínimo: Ajuda de Custo; Empregado (Colaborador, Associado): Escravo Moderno; Patrão, Chefe: Senhor Feudal; Encarregado, Supervisor: Capataz.

Permitimos que esta situação aconteça. E assim continuará, se não fizermos nada. São poucos os que querem mudanças. Muitos têm medo dos seus chefes, patrões, pois são presos como macacos, a o seguinte sofisma: 'Se você não vinher amanhã, vou lhe demitir.' 'Você precisa ou não desse emprego? Pense, senão coloco outro em seu lugar.' Então, o escravo temendo não pagar suas contas, sustentar seus filhos, suporta as chicotadas do senhor feudal. O que ganhamos, o que fazemos, não é para sofrer. Tenho certeza de que quando eles exigem que façamos alguma outra coisa no trabalho, fazemos sim. Mas, eles nos tratam como materiais descartáveis: coloco outro em seu lugar se você não estiver gostando. Isso é que não é admissível! Você aceita este tipo de tratamento? Mas, infelizmente muitos admitem.

O medo domina muitos trabalhadores. Será que não conseguem ver que são copos, que um dia será descartado?

Se nada fizermos, ainda seremos fezes na latrina dos aristocratas!

-------------------------------------------------------------------

*http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/37001_38000/37156-1.html

Pedro Junior
Enviado por Pedro Junior em 06/11/2008
Reeditado em 06/11/2008
Código do texto: T1269474
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.