Reflexões sobre fidelidade...* Ingrid Gerbasi//Edna Lopes

Reflexões sobre fidelidade e infidelidade ou todos merecem uma segunda chance. * [Um texto a quatro mãos]

*Texto inspirado e dedicado a uma grande amiga. Quando me confessou ter descoberto tarde demais que, numa relação, fidelidade e sexualidade podem até caminhar juntas, mas, no fundo são incompatíveis, pois a fidelidade, dependendo do caso, pode ser ponto de vista e a sexualidade uma necessidade fisiológica, o que me fez refletir se traição se resume apenas na consumação do ato sexual. [Ingrid Gerbasi]

Sempre que a maioria das pessoas pensa em fidelidade tende a vincular o termo ao ato sexual. Foi infiel quem consumou sexualmente a traição. Analisando a questão, penso se devemos nos limitar a um ato ou a um fato isolado sem fazer uma reflexão, “voltar o filme” da própria vida e rever o que pensamos ser Fidelidade ou Infidelidade.

Fidelidade é mais que simplesmente “não trair, não pular a cerca”. É companheirismo, cumplicidade, amizade e envolve muito mais do que cinco segundos de orgasmo.

Recordemos...

Aquele que um dia te surpreendeu te sufocou de caricias, de atenção e de uma hora para outra passou a te ignorar, negando um carinho, um afago, deixando de corresponder as suas caricias preliminares, tão essenciais ao ato de amor e, por pura preguiça, deixou de explorar seus pontos sensíveis, os quais ele mesmo foi descobrindo ao longo dos anos, agindo assim ESTARÁ SENDO FIEL OU INFIEL?

Mesmo aquele que chega cedo em casa, mas toma posse do controle remoto, irritado, tratando todos com estupidez, que não quer ouvir o barulho dos filhos, que passa a ter limitações na hora “H”, que está ali apenas de corpo presente, com a mente distante, sem responder tuas perguntas, ignorando tua presença e te fazendo infeliz ESTARÁ SENDO FIEL OU INFIEL?

Quando um dia ele prometeu te amar para sempre e as juras de amor ficaram gravadas em lembranças como blocos de carta, ou em guardanapo de papel amarelado pelo tempo, com frases inesquecíveis pra você, mas que ele já esqueceu ESTARÁ SENDO FIEL OU INFIEL?

E ainda aquele ser que habita o mesmo endereço, que compartilha cama e mesa, mas te trata como um móvel da casa, mantendo uma relação apenas de aparências, ESTARÁ SENDO FIEL OU INFIEL?

O que é mesmo infidelidade?

O que é mesmo fidelidade?

Pontuamos aqui algumas considerações, alvo de conversas entre amigas:

"Conviver com fidelidade" é constatar que aquele que esteve do seu lado no pré-natal, que esteve junto nos momentos de alegria e de tristeza, na saúde e na doença, que passou contigo momentos difíceis e ainda assim, não fugiu e nem te abandonou.

"Conviver com fidelidade" é, numa relação de convivência, ser cuidada, acarinhada, cortejada pelo teu companheiro, sentir seu interesse e preocupação com tua saúde, teu bem estar, beber aquele chazinho servido por ele quando um resfriado te deixa de cama ou a TPM te cega de enxaqueca.

"Conviver com fidelidade" é constatar que aquele que te oferece carinho, que se preocupa com teu prazer, percorre seu corpo dando e aceitando caricias, e, atencioso elogia seu esforço em ficar mais bonita, permanece teu companheiro de vida, apesar de todas as crises.

"Conviver com fidelidade" é lembrar que ele participou da tua vida ativamente, ajudou a criar os filhos, sempre lembrou das datas comemorativas do casal e da família, tem tesão por você, mesmo depois de tantos anos de relacionamento.

Então, para que jogar toda uma historia de vida fora se o problema foi “uma pulada de cerca”?Não deixe que um deslize destrua uma longa e marcante historia de convivência afetuosa . Na maioria das vezes essa visão amadurecida chega tarde demais, motivo pelo qual os casais se separam principalmente na meia idade, quando o companheirismo e o carinho deveriam valer muito mais do que os famigerados cinco segundos de orgasmo.

*Ingrid, obrigada por confiar e dividir suas reflexões comigo. Penso que é fiel quem respeita seus sentimentos e, na medida do possível, luta para realizar cada sonho.Qualquer ato feito por vingança, pra atingir o outro, atinge mais a quem o comete. Espero que a amiga que lhe inspirou a idéia do texto partilhado entre nós, lembre-se disso e, principalmente, não esqueça que, viver de aparências, submetidos a regras e convenções não nos fazem mais felizes.[Edna Lopes]

Ingrid Gerbasi
Enviado por Ingrid Gerbasi em 17/11/2008
Reeditado em 18/11/2008
Código do texto: T1288481