" O pensamento parece uma coisa à toa..."

Mas, o que poderia fazer eu ainda hoje que justificasse minha passagem por aqui? Ele perguntou.

Um pensamento positivo, um sorriso ou apenas um olhar de solidariedade, de reconhecimento ou de compaixão.

Desperte tua vontade de forma sincera. A oportunidade para servir aparecerá.

Respondeu o poeta. E continuou.

O pensamento meu amigo, cria possibilidades. Ele tem uma força poderosa.

Tudo no universo está ligado por um fluido vital que deu e dá formação a tudo que existe e venha a existir, é a energia criadora onipresente.

O pensamento emitido pelo indivíduo atua sobre este fluido vital e vai até onde nós desejamos que ele vá.

Não esqueça meu amigo. Fomos criados a semelhança do criador. Então podemos tanto criar, edificar como destruir com o nosso pensamento. Imagine agora a imensa força que se cria quando unimos nosso pensamento em uma grande corrente. Criamos aquilo que alguns chamam de psicosfera e então estarão dadas as condições para criar a guerra ou a paz, a doença ou a saúde, o bem ou o mal em escala individual ou coletiva. Portanto meu jovem, você estará sempre em condições de influenciar todas as coisas mesmo sem atuar diretamente nelas. Assim temos que estar sempre vigilantes em relação ao nosso pensamento.

O poeta, em seguida recitou para ele o texto abaixo, cujo autor ele desconhecia o nome, mas que por certo conhecia a força do pensamento.

Vigie o teu pensamento porque ele molda tuas palavras.

Vigie as tuas palavras porque elas moldam teu comportamento.

Vigie o teu comportamento porque ele molda teus hábitos.

Vigie os teus hábitos porque eles moldam teu caráter.

Vigie o teu caráter porque ele molda teu destino

O jovem a ouviu atenciosamente e depois de refletir por alguns instantes mirando-a diretamente nos olhos perguntou: Então foi isso que Jesus quis dizer com sua máxima Orai e vigiai, não foi?

Sim respondeu o poeta, eu poderia dizer que esta é uma boa interpretação.