Entre sacolas e reflexões ( um pensar sobre o Natal)

Sacolas que mal cabem nas mãos, corre-corre, pessoas que se movem de um lado para outro, shopping centers lotados, passantes alheios olhando as decorações natalinas, pessoas com expressões fadigadas, sentados nas salas de alimentação, esbaforidas... É isso o Natal?

Comprar, comer, comer, comprar, muitas lembranças, presentinhos, coisas que nem precisamos itens que nem nos fazem falta. Muitas lembranças pouco importantes. Ansiava por uma mudança, dar um não ao consumismo exagerado,e sim as coisas mais simples e valiosas.Não as lembranças materiais exageradas. Sim ao motivo, razão da festa. Dar um sim ao belo que há em cada gesto, sorriso, partilha. Vou então a minha janela, e me ponho olhando o céu, penso a cena que eu gostaria.

Dezembro,

A cidade é toda enfeitada, luzes anunciam a época de Natal. Praças, ruas, vestem-se em cores que acariciam nossos olhos infantis.Percebo que as pessoas transitam calmamente,se cumprimentam e estão plácidas e felizes.Ao olhar sinto um suave festejar.Pessoas fazem da época um partilhar,inspiram-se nas coisas simples, não trocam presentes, trocam sorrisos e afagos,permitem-se gestos afetuosos, conduzem suas vidas baseadas na Paz.

Crianças brincam livres nas praças que estão limpas e arborizadas e possuem coleta de lixo seletiva, Os idosos apreciam as luzes, caminham com segurança. É de fato um lugar seguro. O ar é saudável, pouco poluído,esse é um lugar ecologicamente correto, de bastante áreas verdes preservadas.

Nos lares até nos mais humildes há pão e em todos há orações, respeito e harmonia familiar.

As pessoas compreendem ser Jesus o maior sentido da festa e sobre isso fazem suas reflexões. Entendem que em sua primeira vinda Jesus foi um homem humilde, vivenciou a simplicidade e deixou inúmeras lições de vida para nós. Compreendem também que entre outras coisas reflete-se no Natal a esperança de que ele voltará, e devemos nos preparar continua e indefinidamente para isso.

Na cidade que meus olhos sonham pessoas pertencem a distintas religiões, mas vivem harmoniosamente, respeitando as diferenças de Credo, diversidades culturais, de raças e orientações sexuais, sabem conviver aceitando cada irmão como ele é.

É algo assim a cena que eu gostaria, para a minha cidade, o meu estado, o meu país, para a minha vida e dos meus, para um mundo mais justo e melhor.

Esse é o dezembro que anseio, e pode ser também novembro, outubro...

Porque Natal deveria ser um estado de espírito em nós o ano inteirinho...

Eu sonho ou fantasio?

Imagino ou deliro?

É possível ou utópico?

È perto ou distante do coração de cada um de nós?

Rever pensar,

Rever gestos...

Reflexão,

Oração,

Ao invés só de presentes e mesas fartas e exageros em todas as ações, que tal:

Jejum, por um dia, e muitas orações?

# Incluo aqui o gentil e reflexivo Acróstico da Angélica sobre a temática,desde já agradecendo!

R evisão correta no Natal

O nde prevalece o Principal

S erá possível sim

E nquanto tiver um fim

A tudo que deturpa e

N os mostras o irreal

E m tudo de modo geral.

F ebre de compras

E xagero de comilança

R echeados de bebedeiras

R eportado de luxuria

E quando tiver fim

I sto tudo

R einará nas casas a Luz

A fonte de vida que é Jesus.

COM CARINHO ANGELICA GOUVEA