Valor e Preço

"O valor das pessoas é proporcional à seriedade com seus compromissos"

Em algumas ocasiões, imagino que a moralidade do homem não depende de seu caráter, mas sim, da situação pela qual está passando. Sendo assim, dependendo da situação pela qual está passando, creio que todo homem tem um preço. É a situação que determina o "valor" (moral) e o "preço" (ação ou a escolha).

Todo homem tem um preço?

Nas relações de busca da felicidade em uma sociedade de consumo como a nossa, ininterruptamente reposta como necessidade de mais consumo, de diversão, de conforto, de bem estar individual e familiar, de lazer, padrões de vida e de "sonhos de consumo", e etc. Aquilo hoje que chamamos de "crise dos valores" pode-se levar a "forçadas" ações, decisões ou escolhas. Assim sendo, a raiz da questão de uma alteração e mudança do comportamento de um individuo, ou até mesmo, do comportamento coletivo, seria a situação determinando as escolhas ou um destino até então não "programado" ou, até mesmo, algo premeditado.

Entre o "valor" (moral) e o "preço" (ação), a situação é portanto o fator determinante do verdadeiro caráter e das aparências-gêneros do caráter. Esse é um dos pontos de, digamos, de um "até que ponto comandamos os fatos em nossa vida".

Enfim... vejo assim como uma "consideração" que modifica certos destinos, altera e interfere nas "escolhas" ou do uso do tal "livre arbítrio".

Assim, da aplicação do Valor (moral) - Preço (ação), as conseqüências boas (que recebemos) ou ruins (que pagamos) serão efeitos produzidos de determinadas escolhas...

Creio que a tarefa existencial da nossa vida constitui em nos colocarmos a altura de sermos nós mesmo, aprendendo a viver sem as necessidades das próteses, das muletas. Consiste em dar caráter a nossa vida. Colocar o selo da nossa responsabilidade, a marca do nosso caráter, e isso coloca um peso extraordinário sobre cada uma de nossas escolhas e sobre cada uma de nossas ações.