...NA DÚVIDA, CONFIA EM DEUS ...NA CERTEZA, CONFIE SEMPRE

Com base no que se tem observado na história e no cotidiano, à pergunta do porque não se pode confiar no ser humano, responda-se com justiça:

Porque a inteligência humana, sua coerência e sentimento de igualdade entram em colapso sempre que seu interesse individual é despertado;

Porque o ser humano não consegue manter o propósito coletivo frente a possibilidade de vantagem pessoal;

Porque o ser humano costuma dar muito valor a si mesmo em comparação com o valor que dá aos seus semelhantes, reduzindo-os a fim de sentir-se maior;

Porque o ser humano é incapaz da lealdade, salvo em raros casos, talvez, quando será beneficiado.

Pensando bem, não seria exagero dizer que, em regra, o ser humano deseja tudo de bom para si e somente para si mesmo, mas o mal que não deseja para si, não se incomoda de produzir nos outros.

Em geral, os patrões exploram os empregados, que, indignados, sentem-se abusados, desrespeitados e ultrajados, o mesmo que os patrões sentiriam se fossem também explorados. Sendo também que a maioria dos trabalhadores hoje explorado seria explorador em uma condição que lhe conferisse vantagem.

Em regra, os policiais abusam da autoridade a eles delegada pelo povo, subjugando os cidadãos pela imposição do medo, o que odiariam que se lhes fizesse, mas não acham que os outros têm o direito de repudiar.

Comumente, os promotores de justiça condenam com base em mentiras, que de fato são calúnias, que lesam os indivíduos, sejam culpados ou não, o que esses mesmo promotores cobrariam em juízo se contra eles se fizesse.

O governo cala o povo reprimindo com o uso da violência suas manifestações, o que esse mesmo governo chamaria de terrorismo se fosse contra ele.

Quase que de forma comum, os ricos menosprezam e suspeitam dos pobres, negando-lhes a simples misericórdia e fechando-lhes todas as portas, contra o que eles reagiriam com violência, dizendo-se ultrajados.

Sendo assim, por esses e por tantos motivos não listados, porque o ser humano não pesa com o mesmo peso e não mede com a mesma medida, é extremamente perigoso confiar nele. Por isto em Salmos capítulo 118, verso 8 diz: “Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem”.