Regando Sentimentos

Existem vários tipos de sentimentos que habitam ou se hospedam no ser humano.

Tem aqueles sentimentos que passam um tempo enorme adormecidos, e são despertos por algum acontecimento ou alguma ação que gera obviamente uma reação. Uma inesperada surpresa do maridão, uma visita de um amigo que não via há muito tempo ou até mesmo aquele pisão no pé indo para o trabalho em um ônibus lotado.

Outros são cultivados diariamente como uma flor que necessita ser regada. Mas por favor não se iluda com a bela analogia da flor, nem todos os sentimentos nutridos diariamente são bons e belos. Por um lado temos o amor de uma casal. Ele não só pode como deve ser cultivado e cuidado diariamente. Temos o companheirismo que deve existir quando se trabalha em equipe. Ah! Como pude esquecer da alegria? Ela é o sentimento que mais devemos cuidar e como é fácil de fazê-lo!! Ela se nutre de um sorriso de um estranho, de um bom dia do motorista de ônibus ou até mesmo pela gentileza e educação de algumas pessoas, pois é aí que descobrimos que ainda há solução para o mundo viver em harmonia.

Pronto! Chegamos ao lado podre da laranja(risos). Como disse anteriormente, nem todos os sentimentos que recebem atenção e cuidado nossos são bons. Quer ver como tenho razão?

Pra agora e me responda sinceramente:

1)Nesta manhã a quantas pessoas desejou “bom dia” de verdade? Não vale aquele falso por educação e formalidade. Quero saber daquele que veio do coração!

2)Quantas vezes pisou no pé de alguém naquele ônibus lotado que pegou essa manhã e na mesma hora pediu desculpas?

3)Ah! Lembrou de pedir educadamente passagem entre as pessoas naquele mesmo ônibus?

Para te ajudar eu mesma vou responder essas questões:

1)Só dei um bom dia de verdade a uma pessoa, e ela dormiu comigo(risos).

2)Algumas vezes, pedi desculpas a todos.

3)Até lembrei, mais devido a não cooperação das pessoas, passei por cima mesmo sem dó.

Percebeu do que venho falando neste texto? Temos deixado pequenas coisas do dia-a-dia nutrir sentimentos perigosíssimos para a humanidade, dentre eles a raiva.

Não é nada fácil podar esses sentimentos. Eu mais do que ninguém sei disso, vivo me controlando para não estourar a todo minuto e com qualquer pessoa. É bem verdade que no mundo em que estamos vivendo fica praticamente impossível este controle, mais que tal se começarmos com as pequenas coisas?

Se alguém pisar no seu pé e não pedir desculpas, não xingue. Ao invés disso, o desculpe mesmo que seja só mentalmente. Se você ser bom dia a alguém e ele não responder, não desista! Continue desejando-o bom dia, em breve ele retribuirá.

Toda ação, gera uma reação certo? Então te proponho uma coisa: Que tal gerar apenas boas ações? Vou te ensinar algumas palavrinhas mágicas para te ajudar nessa missão. Lá vai:

Bom dia, boa tarde, boa noite, desculpe, por favor, com lisença e obrigado.

Decore-as, e pode usar-las sem moderação. Se o seu dia amanhece cinza, caberá à você pinta-lo com sua cor favorita e ainda salpicar gotinhas dessa tinta no dia cinza de outra pessoa ao seu lado.

Não importa o quão o seu dia esteja fadado ao fracasso, está em suas mãos a força e poder para modificá-lo!!!!

Barbara Ribeiro
Enviado por Barbara Ribeiro em 02/02/2009
Reeditado em 27/01/2010
Código do texto: T1418033
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.