A POLÍTICA E A LIBERDADE!

PAZ AOS UNIVERSOS!

QUAL A RELAÇÃO QUE PODE EXISTIR ENTRE POLÍTICA E LIBERDADE?

RESPOSTA: TODAS POSSÍVEIS.

A VERDADEIRA POLÍTICA NASÇE DE UMA PROFUNDA NECESSIDADE DOS INDIVIDUOS EM SOCIEDADE EM PROPICIAREM UMA MAIOR SOMA DE LIBERDADES.

PODEMOS ATÉ ARRISCAR A DIZER QUE UM SER AUTENTICAMENTE POLITICO É UM LIBERTO. SENDO QUE ESSA LIBERDADE É AQUELA QUE PROMOVE E/OU PROMOVA O LIVRE PENSAR E EXPRESSAR.

OS GRANDES FILÓSOFOS GREGOS E EM ESPECIAL SÓCRATES E PLATÃO, DEIXARAM IMORTALIZADOS ENSINAMENTOS QUE ELEVAM E EVIDENÇIAM O POLITICO COMO AQUELE QUE FAZ DA CIVILIZAÇÃO UM LUGAR DE "UTOPIAS REAIS". E EXPLICO ESSE TERMO, DIZENDO QUE A JUSTIÇA E A BONDADE SÃO AS MOLAS, OS ALIÇERCES QUE FORMAM O SERVIDOR MAIOR DA SOCIEDADE, O POLÍTICO.

ANTES DE UM POLÍTICO SER FORMADO, ELE TEM QUE NECESSARIAMENTE SER UM CULTOR DE VIRTUDES, UM SÁBIO.

HÁ UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL QUE DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO: O SISTEMA OU FORMA DE GOVERNO A SER ADOTADO POR ESSE FILÓSOFO-POLÍTICO.

E AÍ VAI UMA OPINIÃO BASTANTE PESSOAL E COMO TAL EIVADA DAS MAIS DIVERSAS CRÍTICAS. PENSO QUE A SINARQUIA, OU GOVERNO DOS QUE SE GOVERNAM, SEJA ATÉ AGORA, DENTRO DA MINHA VISÃO DAS COISAS, COMO SENDO A FORMA DE GOVERNO QUE MELHOR SE ADAPTA OU ADEQUA EM UM DADO LUGAR.

E AQUI É ESSENCIAL AFIRMAR QUE APARENTEMENTE CONTRADITÓRIO POSSA PAREÇER, VEJO NA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA,OU SEJA, ONDE OS CIDADÃOS DE MANEIRA DIRETA FAZEM AS LEIS, UM SISTEMA QUE PODERIA SERVIR DE ANTEPARO Á SINARQUIA, POIS ESTA PRESSUPÕE UM GRAU DE MATUREZA SOCIAL E INDIVIDUAL BASTANTE ADIANTADO, UMA OUTRA ALTERNATIVA PARA QUE SE FAÇA JUSTIÇA, POIS HISTORICAMENTE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, FALHOU GERANDO SISTEMAS TIRÂNICOS E PERVERSOS.

MAS O FOCO CENTRAL DESTE NOSSO ARTIGO É LIBERDADE E POLÍTICA. E UM POLITICO DEVE SER ANTES DE TUDO, UM SER INTERNAMENTE, OU INTERIORMENTE FALANDO EQUILIBRADO, DESPOJADO DE VÍCIOS ACERBOS E DE UMA CONDUTA QUE PRIME AO MÁXIMO QUE PUDER POR UMA ÉTICA BASEADA NO AMOR E NA FRATERNIDADE DOS HOMENS.

ASSIM, DE FORMA SINTÉTICA, A LIBERDADE TERIA QUE NASÇER PRIORITARIAMENTE DO MUNDO MORAL DO SERVIDOR PÚBLICO, ONDE ELE POSSA SER DONO DE SUAS EMOÇOES E IMPULSOS MAIS AVILTANTES.

A RELAÇÃO É INDISSOCIÁVEL E PROFUNDA ENTRE POLÍTICA E LIBERDADE, UMA NÃO PODE SER SEM A OUTRA.

"QUANDO SE VEJA UM POLÍTICO, SE OBSERVE TAMBÉM UM SENHOR DE SUAS PAIXÕES MAIS PERIGOSAS, A SABER: A COBIÇA, O PODER PELO PODER E ETC".

PAZ PROFUNDA!