"Unibrasilidade" Educação MusicalII

Considero importante os assuntos abordados abaixo:

Considero que a criança deva ter na pré-escola muitas audições e a apreciação musical, ampliando o seu universo, conhecendo e utilizando a bandinha. Explorar todos os instrumentos possíveis.

Cada escola deve contribuir para que o aluno aprofunde seus estudos musicais, essa é a diferença, a economica. Escolas públicas ou particulares, devem consolidar com respeito a criatividade e a produção de instrumentos.

Considero o que vivo, é importante a criança que já lê e escreve perceber que a grafia da música muda, não é como as frases e palavras, a criança gosta de entender isso. As notas sobem, descem..

Diversidade de culturas, essa é a nossa história, e esse é o nosso enredo musical. Feito de vertentes, com Villa Lobos, Vinícius de Morais, Samba, Hip Hop, Jazz, Folclore, Eletrônica, o estilo da "unibrasilidade"*só nossa.

Sempre utilizo músicas de varias regiões, isso é educar. E não cantar apenas o que estamos acostumados a ouvir ou tocar.

Considero que sempre temos que ter o espaço para audições do erudito, nem que seja para ouvir e desenhar os sentimentos que a música invoca. Isso também é educar. Ver fotos de outros países e tentar inventar as músicas é um exercício legal.

Projetos musicais tevem ser dinamicos, cada ano um novo projeto e uma nova idéia. É costurar do básico ,folclore, músicas eruditas, audições, hinos, músicas do mundo, para que as crianças discutam o novo e o diverso. E gostem do mundo que vivemos.

Música ajuda na alegria de viver, ao compor a criança se realiza e cantando ela se expressa, emoções, canções, são também estímulos ao desenvolvimento do amor ao mundo e aos seres humanos

*união do brasil pela musicalidade, "unibrasilidade", meu mesmo.