O PODER DE CONCISÃO

Ser conciso é expressar-se de forma resumida.

Ultimamente andei analisando formas de expressões das pessoas.

Muitas sabem manifestar suas idéias com clarezas, falam belas palavras, gesticulam, outras contam histórias de mil novecentos e bolinhas para concluir um assunto simples.

O fato é todos gostamos de nos comunicar, mas alguns são mais “ouvidos” que outros. Por quê?

A mesma frase pode ser dita de diferentes formas e entonações.

Se você fala com a voz tímida e trêmula, jamais terá respeito e linha de frente em um grupo, mas se você exprimir-se com clareza e certeza em suas palavras, acredite, você será um líder.

Desagrada-me muito ler textos em que o autor demora irritantemente em digressões longuíssimas que poderiam ser suprimidas da narrativa sem comprometer-lhe o andamento. Ok, admito que muitos textos que escrevo também são quase uma bíblia, MAS com frases que se fazem respeito e objetividade.

No mundo de ações corriqueiras em que vivemos, não dá para pararmos para escutar a história que Maria ganhou um caderno rosa em 40 minutos. Resuma –a em poucas palavras: “Maria ganhou um caderno rosa”.

Acredite: Uma concisão vale muito mais que mil palavras.

Portanto, devemos encarar como um desafio diário, estimular-nos a exigir o melhor de nós na hora de expressar. Treine diariamente a sua capacidade de síntese profunda, com expressões e frases intensas. Olhares e sorrisos, palavras e textos que resumam o seu sentimento, seu trabalho, e por que não, sua vida.

Crédito: Completei meu texto com uma frase de Renan Corrêa.