Real e relativo

O peso real e o peso relativo dos problemas

Para simplificar a vida: mesmo carregando problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar. Eles são inevitáveis, já a duração do sofrimento é você quem determina.

Qual o peso real dos seus problemas?

Além do peso propriamente dito, as causas e efeitos de cada um, há um peso relativo, aquele que está relacionado ao tempo em que os carregamos, mesmo que já tenham sido resolvidos.

Para visualizar isso e criar a devida ancoragem em nossa mente, imagine um pacote de 1 quilo de feijão. Segurando-o por alguns minutos, ele até passa despercebido, sem causar dano algum. Segurando-o ininterruptamente por uma hora, o peso relativo aumentará consideravelmente.

O quilo de feijão, leve no início, pesará algumas toneladas em poucas horas se a sua sustentação estiver relacionada à inércia. Ou seja, caso fique segurando-o parado, sem se livrar dele, sem buscar um apoio físico qualquer ou pedir a ajuda de alguém.

Pior que segurar de forma inerte um quilo de feijão – ou um problema – é não saber a hora certa de deixá-lo e seguir em frente.

Você já reparou que passamos boa parte do nosso dia remoendo problemas que já foram solucionados, mesmo que de forma contrária à nossa vontade, o que piora ainda mais o nosso estado de espírito?

p/ Valéria Oliveira