PORQUE SOFREMOS? (c/áudio)

A vida é feita de surpresas, algumas boas e outras, não.

Mas, o imprevisível faz parte da vida.

Porém, muitas vezes sofremos por criarmos falsas expectativas, projetando no outro os nossos sonhos.

Os nossos sonhos dependem de nós mesmos. Devemos fazer nossa parte e não ficar esperando que façam por nós.

No amor é comum haver quem se magoe e coloque a culpa no outro.

Partindo do princípio de que quem ama é altruísta, não deixa de ser um paradoxo quando alguém que diz amar tanto a outra pessoa, por não se sentir feliz no relacionamento, começa a culpá-la por sua infelicidade. Isso é amor?

Agindo assim, cria-se uma nuvem densa de sentimento negativo que cada vez mais encobre e asfixia a relação, até chegar num ponto onde não há mais chance de salvação.

Sofremos por nos preocuparmos muito com o que vai acontecer no futuro, ao invés de nos atentarmos com o que acontece no presente. E cada vez que lamuriamos pelo “tempo perdido”, aí é que estamos utilizando mal o nosso tempo. Não existe tempo perdido, sempre se tira algo de bom. O que existe é tempo mal aproveitado.

Fico imaginando quanto tempo se gasta em discussões tolas, por ciúmes descabidos, por pré-julgamentos e outras coisas mais...

Sofremos por falta de maturidade, por falta de visão e até por falta de amor mesmo.

Muitas vezes se confunde amor com obsessão. E são tão diferentes!

Quem ama deseja o bem, evita magoar, evita julgar, preocupa-se com o bem estar do outro, deseja sempre vê-lo feliz, sem esquecer de si, da sua auto-estima.

Não cabe no amor implorar atenção. Não cabe no amor rastejar-se aos pés do outro. Não cabe no amor achar que agora não haverá mais problemas na vida, porque sempre haverá problemas para serem resolvidos. Mas, isso não pode ser um motivo para desestabilizar uma relação.

Sofremos por não amar verdadeiramente!

Jeronimo Madureira

26/04/2009.

J ulgou bem este assunto

E xplorou este sentimento profundo

R evelou a realidade

O nde tudo se faz verdade

N o que diz respeito a relação

I sto porque exigimos atenção

M ergulhamos no outro como tábua de salvação

O que nos faz desestabilizar a união.

COM CARINHO ANGELICA GOUVEA

Comentário enviado por ANGELICA GOUVEA em 27/04/2009 22:05

(Muito obrigado, querida poetisa Angélica!)