será que realmente o amor existe em nós?

Há momentos nos quais meu íntimo faz questionamentos que me deixam atônito!

Às vezes, tenho dúvidas sobre minha racionalidade diante de tais questionamentos. E me pergunto se sou normal ou se a loucura se apoderou de meus pensamentos.

Diante de tantas atrocidades, violência, desrespeito à vida e à natureza patrocinados por seres denominados humanos, questiono: será que realmente o amor existe em nós?

Se existe, porque a injustiça é uma doença social que atinge bilhões de pessoas?

Ou será que somos capazes de impedir que o amor aja em nós? Por que a paz é um sonho, uma utopia tão distante?

Por que as guerras são instrumentos de dominação em nome da paz?

São tantos questionamentos que parecem loucura de quem se deixa levar pela imaginação.

Poetisa, incorporo o teu comentário ao meu texto. Obrigado pela interação!

Boa noite, querido Silvanio... impossível não se questionar mediante fatos atrozes e hediondos que a cada dia contemplamos. Porém, esta é a tristeza faceta da natureza humana. Acredito, contudo, que existam outras e são elas que me fazem acreditar que o amor realmente existe entre nós. Não se pode conceituar o amor ou lhe dar uma forma exata; mas, é ele que nos leva às mais louváveis renúncias, à entrega, ao recomeço! Somos semelhantes e ao mesmo tempo tão diferentes... cada um de nós possui um afeto à prova das circunstâncias. Contudo, esse afeto é apenas a semente que germina ao tempo de cada um... o coração humano não é estéril... apenas evolutivo! Ainda se faz necessário para nós os contrastes... falamos tanto na monstruosidade do homem, mas, o que vejo não é isso! Porém, cabe a cada um de nós realizar sua parte nesta tarefa... se conseguirmos ao menos nos tornar melhores teremos dado o passo que nos compete... e assim o universo inteiro ganha... Perdoe-me tanta divagação... talvez eu seja sonhadora..rsrs... É muito bom poder refletir através das tuas palavras. Um carinhoso abraço e fica com Deus!

Marúcia Herculano

Participação especial da Poetisa Neusa Staut

Meu querido amigo e nobre poeta...eu também já fiz tantas vezes este questionamento que vc nem imagina...s vezes, deparamos com situações em nossa própria vida que nos faz, realmente refletir sobre isso...Mas, analisando com carinho, vemos que ele existe sim, em todas as formas possíveis, no carinho, na dedicação, no amparo,...são formas de amor, porque amar é isso, é se doar, é se preocupar com um irmão, com um amigo, o amor está nestas coisas simples e belas da vida, pori sso eu acredito que o amor sempre existe em todos os atos bons que fazemos. Só que nós, somos egoistas, e quando falamos em amor, pensamos apenas no amor....amor.....homem -mulher....amor infinito, amor espiritual, amor carnal...sim esse também é um tipo de amor, mas o amor está em você está em mim, está em tudo aquilo que fazemos com carinho...aí está o amor,,,,sendo assim ele existe muito mais do que imaginamos!! beijos

Neusa Staut

Carmem chega e completa:

Boa noite, amigo querido! Somos, ainda,s eres em formação. Por mais que sejamos dotados de energia cósmica, de inteligência, trazemos ainda conosco o primitivismo. Acredito piamente na evolução das almas e portanto um dia ficaremos livres desta ignorâncias que avassalam nosso planeta! Beijos e uma noite linda!

Carmem Lucia

Vânia compartilha sua fé no Amor Maior

Eu acredito no Amor! Em meio a dor que nos cerca pulsa a vida e por mais que não nos respeitemos o Amor vem do Alto! Ele um dia há de reinar! Abraço Fraterno!

Vânia Lúcia

Susana vem refletir conosco

Silvanio! Muitas vezes sózinha comigo eu questiono isso; será que o amor vive em nós? Eu penso que sim, contudo muitas pessoas são capazes de matar este sentimento dentro delas, "fingirem que o não sentem e isso deve ser o que leva ao desamor de biliões de pessoas, geurras e atrocidades, veja como naqueles países mães se sentem felizes quando os filhos morrem rebentando com eles e com outras pessoas, enquanto essas mães não amarem a seus filhos acima de tudo o amor parece uma utopia, e assim vamos caminhando contando com também aqueles biliões que têm o amor dentro deles e dele são capazes de fazer uzo. Beijinhos

SUSANA CUSTÓDIO

Recebo com alegria a reflexão de Juli Lima

Bom dia! Maravilha de texto. Estas questões tb voejam em meus pensentires. Há muito venho observando o comportamento e as reações nossas (seres humanos) diante de situações variadas. Tenho minhas concepções q muitas vezes vão de encontro à outros pensares. Mas, vc perguntou, e evito a omissão. Creio numa Força criadora, e por tudo q tenho observado na natureza, se revela, por si só, não discrimina, não tem seus eleitos, acolhe e nutre a todos. Percebo Leis Naturais que a todos regem, não diferenciam, raça, cor, religião, estatus, classe social, aparência e por aí vai... Nós temos a centelha desta força, mas nos cabe fazê-la brilhar. Observa q quem brilha, não brilha só pra si, socializa sua luz. E percebo isso na frase:"amar o próximo como a si mesmo"... A natureza tem sido a nossa Mãe e mestra, e nós, rebeldes e cegos ao aprendizado, pela nossa conveniência. A Justiça e bondade absoluta das Leis do criador (naturais), nos impulsionam para o progresso, não apenas tecnológico, mas metafísico/espiritual... Não precisamos ir longe, para observar como muitas vezes, podemos apaziguar e lançamos mais "combustível na fogueira"... Os agrupamentos sociais são heterogênios e refletem seus membros, o mundo que vivemos é nossa representação. Ele será de paz... quando efetivamento, cada um de nós cultivá-la na intimidade do próprio EU e vivencîá-la, Deixando que o amor seja pleno. Grata pela oportunidade de reflexão. Bj poesia.

Juli Lima

Nuvembranca chega e traz sua contribuição:

Caríssimo Silvano, muito bom ler você neste momento.Eu olho para dentro do meu coração cheinho de carinho pelos meus filhos, minha linda família, amigos, natureza, igreja, pastorais, minha gata (fifi) meu novo gatinho (joe tribiani) meus bens materiais e fico pensando que sou maravilhosa! uma excelente mãe, amiga, um excelente "ser humano",mas quando faço este questionamento sobre o "amor" este questionamento do seu nobre texto "amor verdadeiro" eu vejo que sou muito hipócrita e egoista! se eu tivevesse nascido nestes países onde "Deus" não é reconhecido como o "SENHOR" como eu seria? Quais seriam os meus valores? Eu teria coragem de também matar meus filhinhos? Participar das guerras com uma arma empunhada?E seria feliz vendo os "adversários" vencidos? Eu penso que sim.Porque sendo eu cristã (?) não divido ao meio o meu pão no Natal.Faço caridade, dou esmolas,brinquedinhos para as crianças,mas na minha "mesa" á meia noite esta aqueles que eu amo realmente. E não o meu próximo que vive debaixo do viaduto!È muito fácil julgar,mas um dia seremos todos julgados, então meu amigo, terá acabado o "nosso tempo" para darmos esta resposta que o seu texto reclama.Amar...Ah o Amor...Esse meu amigo quem realmente sente? Eu também gostaria de ter esta resposta.As vezes fico pensando que ele nasce na educação (cultura)de cada povo que vive nesta terra! estaria eu certa? Beijo no coração. Amo as suas visitas no meu cantinho. Volte sempre!

nuvembranca

O mestre Jacó chega com sabedoria:

Bom dia mestre Silvanio, seu texto mexeu com algo que nos faz inquietantes... Minha depressão começou aos oito anos, quando descobri que o ser humano tem potencial pra ser Deus, mas se comporta como bicho, e não me conformava com isso, a ponto de adoecer... Hoje sei que temos sim, muito amor, mas aprendemos aos poucos o que fazer com ele, e que a terra é um jardim de infância espiritual, e por isso, temos muitos alunos e poucos mestres... Parabéns! Por ser um deles... E que Deus nos abençoe e nos ilumine...

Jacó Filho

Neusi chega com sua contribuição:

BOA TARDE QUERIDO POETA SILVÂNIO! SUA REFLEXÃO FEZ-ME LEMBRAR MADRE TEREZA DE CALCUTÁ, E PARA REFETIR VOU DEIXAR O POEMA POR ELA ESCRITO PARA SUA REFLEXÃO... MESMO ASSIM As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas. Ame-as MESMO ASSIM. Se você tem sucesso em suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Tenha sucesso MESMO ASSIM. O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem MESMO ASSIM. A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável. Seja honesto MESMO ASSIM. Aquilo que você levou anos para construir, pode ser destruído de um dia para o outro. Construa MESMO ASSIM. Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda, mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar. Ajude-os MESMO ASSIM. Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo, você corre o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM. Madre Tereza de Calcutá ... E VOCÊ PODE TER CERTEZA DE QUE QUEM É LUZ DEVE EXPANDI-LA, E NÃO GUARDÁLA PARA SI MESMO, MESMO QUE MUITAS VEZES TENHAMOS QUE PAGAR UM ALTO PREÇO POR ISSO...! cOM CARINHO: Neusi Sardá.

Neusi Sardá

Cellyme Deixa seu recado:

Caro Silvanio, quantos debates, quantos questionamentos, e dizemos amar, sempre. Mas vemos ao nosso redor o quanto ainda é pequeno e às vezes, mesquinho o jeito de amar. Amar aqueles que nos ama é fácil, não há mérito nenhum, mas amar aqueles que nos caluniam, nos espezinham, nos fazem o mal, ah! isso é difícil. E foi esse amor incondicional que o Mestre Jesus veio nos falar, nos ensinar e que tão pouco aprendemos. Esse amor, com certeza, não é aquele que faz vibrar todas as cordas do coração por aquela pessoa a que não temos afeição, mas aquela forma de não desejar o mal, de não se regozijar com suas desgraças, e se preciso for, estender a mão na hora necessária para ajudar. Não é tão difícil assim, basta que se dê o primeiro passo. Creio que quando isso for possível, aí sim,teremos um mundo melhor. Excelente texto, rico em reflexões. Parabéns! Abraços

CELLYME

O Debate ficou mais belo com a presença de Waleska:

Questionar-se é importante, seja lá qual for a temática do questionamento. Eu tenho me perguntado muito sobre o amor também. De todos os tipos de amor e, a cada dia que passa, chego mais forte a conclusão de que o amor está gravemente doente. E me pergunto, diante disso, o porquê? E o que mais me inquieta é que eu não faço a menor idéia do pq de deixarmos esse sentimento condenado a uma morte triste e solitária. Então, meio que desesperada, me pergunto sobre como será a vida após a morte do amor. A visão é desesperadoramente cinza. Estou com medo do que ando vendo, ouvindo e sentindo nas pessoas. Quero crer que ao menos nós poetas, que somos tão mais sensíveis e suscetíveis a esse sentimento, achemos em nossos escritos um antídoto para curar o amor. Que sejamos capazes de doar esperança, força, fé, coragem aos outros. Que nossos escritos atravessem os corações de pedra dando-lhes sentido novamente. E que nunca, sobre nenhuma hipótese, sejamos contaminados pela falta de amor. Porque enquanto houver um poeta, enquanto houver um sorriso de criança escondido entrelinhas adultas, enquanto houver uma jura em soneto... Há de haver esperanças para o amor. Boa noite! Beijos.

Waleska Zibetti

RECEBO A PARTICIPAÇÃO DE TONHA COM ALEGRIA:

Meu querido, o amor existe em nós sim, senão como se explicaria estas lindezas que construimos?!Tudo de mais belo em nós, não provém de outra explicação, que não seja desta âncora que nos sustenta.Meu melhor sorriso, pra vc hoje.

Tonha

IVI, COM TERNURA, DEIXA O SEU RECADO:

O Amor ?? Existe, sim, dentro de nós, e sempre, basta olharmos bem e exercitarmos este amor, de todas as maneiras, em plenitude ! Beijo.

ivi

Maria Luiza chega esem dúvida, afirma:

Existe sim o amor em nós, e ele se se mostra de diversas formas. Beijos

Maria Luiza D Errico Nieto

Dominique participa do debate com emoção:

EH... o amor é sempre uma incógnita... tenho dito! Sentir amor não é APENAS viver o amor. E esse fato nos impede de gerar e transparecer. O mundo está machucado e receio estarmos sofrendo de "carência crônica" , todos nós (ou quase todos) manifestamos nossas faltas numa busca incessante por um acolhimento , por um mimo, por um colo que acalenta o corpo e alma. Nossas vontades não se revelam apenas na doação de amor, mas TAMBÉM na recepção de tal sentir. Portanto o amor existe na forma plena de dar e receber...criar e manifestar...O RECANTO DAS LETRAS é prova viva e material que o amor existe e é transmitido por meio de gestos e palavras doces, ternas, provocativas, sedutoras, sugestivas, declaradas, exageradas, reclamantes, esperançosas, decepionadas... mas na maioria das vezes a expressão do sentir mais concreto e indissolúvel que o ser humano pode declarar. BJOS QUERIDO SILVANIO

Dominique

Fernda Xerez, A Princesa dos acrósticos, vem e participa:

Existe sim, poeta. O amor é de essência divino, portanto, igualmente divino. Se o homem amasse seu semelhante como ama a si próprio, com certeza o mundo seria bem melhor. Parabéns pelo lindo texto e essas interações. Aplaudo a todos os participantes desta ciranda ? rsss .... Bj Fernandinha ~*~