Homens de pedra

Visitando o “Recanto do Vinicius Ferreira”, li a seguinte pergunta filosófica: “O todo poderoso, com sua imponente força, seria capaz de construir uma pedra tão pesada que nem Ele mesmo seria capaz de carregar?”

Então reflito sobre o tema. Evoco o grande pensador Carlos Drumond de Andrade. Segundo ele, "no meio do caminho tinha uma pedra". Concordo e acrescento. Há sempre muitas pedras no meio do caminho, também criadas pelo Todo Poderoso. Muitas delas pensam... São homens! E pensam até que também são poderosos e podem vencer os objetivos do Criador. Então resistem aos seus propósitos. Se Ele diz que é para rolarem para a direita, rolam para a esquerda; se diz para permanecerem quietas, elas se movem. O Todo Poderoso poderia destruí-las, já que é todo poderoso, mas isso não seria uma vitória, seria covardia. O jeito é deixar que elas sigam o seu próprio caminho, conforme seu livre arbítrio.

O homem é uma pedra difícil de conduzir, porque é um ser que pensa! Segundo o cristianismo, Deus já ofereceu até mesmo o Seu Único Filho Jesus em sacrifício para levar os homens de pedra para o céu, mas eles resistem em caminhar na direção oposta. Salomão escreveu que "para o entendido há o caminho da vida que o leva para cima, para se livrar do inferno embaixo". O Todo Poderoso não tem conseguido convencer os homens sobre isso e tampouco salva-los deste “baixo” destino, porque esses homens preferem não acreditar em nada e em ninguém: nem no Todo Poderoso, nem em sua salvação e tampouco em seu hipotético destino.

É de se ver que o homem é uma pedra que nem Deus tem conseguido carregar.