O Sentido da Vida

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordarei o tema sobre o sentido da vida, falarei de uma forma pela qual compreendo o que dar sentido a vida desconstruindo algumas teses com perguntas, algumas com resposta e outras para serem analisadas pelo leitor.

Existem vários ângulos em que podemos de muitas formas tentar interpretar o que realmente faz sentido a vida, o que seria a vida dentro de um contexto filosófico e qual seria o sentido para que ela exista.

O que compreendo por vida seria o que muitos ou a grande maioria identifica como espírito, algo que veio de outro mundo, mas em outra visão, como de alguns filósofos, identifica a vida como algo que simplesmente existe, incorpora em um corpo e busca sempre sua sobrevivência, com cominhos que à traz um bem estar, dependendo do tipo de vida em que o ser material transporta no decorrer de sua existência até a sua deteriorização.

O SENTIDO DA VIDA

O sentido da vida pode ser analisado por vários ângulos, dependendo da resposta que o interessado quer analisar.

Hoje tenho várias expectativas sobre o sentido da vida, questionamentos, incertezas e perguntas do tipo:

Qual o sentida da minha existência?

Por que eu nasci e por que eu?

Dentro de muitos espermatozóides porque fui eu?

Será que existe um sentido para isso ou foi um acidente?

Mas porque acidente?

Se foi acidente, seria de quê?

A resposta para todas essas perguntas seria que sou um ser que busca viver, faço acontecer dentro das minhas possibilidades, sou eu quem faz a minha vida ter sentido. Quando busco algo que me interessa vou fazer de tudo para acontecer, quando plantamos uma planta, ela tem um sentido que é dar fruto, flor ou qualquer que seja a sua espécie, mas se analisar foi eu quem plantou com a finalidade de dar um fruto, flor, etc. Logo dei sentido a alguma coisa.

Por outro lado, vem à religiosidade trazendo um conforto sobre o sentido que tem a minha vida, nasci para fazer algo como ajudar uma pessoa que entrou na minha vida, cruzando o meu caminho naquele exato momento, o fato de estar ali, naquele instante para fazer, ajudar, realizar o que já estava predestinado, como se estivesse escrito e traçado o meu caminho, me dando o direito de escolher somente dois caminhos, fazer o bem ou o mal, ajudar ou não. Então vem outra pergunta, seria mesmo meu destino já escrito, me dando somente duas opções de escolha? Impedindo-me de fazer outras escolhas, como por exemplo, não estar naquele exato momento? Essa questão me traria um livre arbítrio restrito, seria essa a vontade divina?

O que mais define o sentido da minha vida é que eu sempre busco viver, tudo está centralizado na vida, se faço o bem ou o mal é para satisfazer a vontade do meu ser, do meu eu. Algumas pessoas dizem que o sentido da vida é ajudar o próximo, mas quando pergunto o que ela sente quando ajuda alguém simplesmente vem a resposta de que se realiza ao ajudar o próximo, ou seja, associa a ajuda em suprir um ego, uma vontade do seu eu.

Quando alguém se apaixona, vive aquela situação de uma forma intensa, deposita naquele sentimento uma emoção tão forte se entregando de forma quase que completa, aquela pessoa amada se torna o centro de sua vida e quando a perde, tem uma frustração tamanha que logo não ver mais razão para viver, cai em depressão, fica com uma angustia tão grande que pensa em sumir, desaparecer, pois depositou as necessidades da vida, do eu, que até voltar a si muitos se tornam loucos temporários, são aqueles que fazem o contrário do que faziam, como por exemplo, aquele que amava intensamente passa a perder a concepção do bem, e causa mal a pessoa amada sem notar e muitas vezes quando percebe não tem mais volta.

A vida para se materializar precisa de um corpo, logo faz sentido cuidar desse corpo, o corpo para ser sustentado precisa de órgãos, logo precisam de vitaminas, proteínas e outras substâncias para funcionarem em perfeita harmonia, é o que chamamos de saúde, então faz sentido para a vida alimentar-se bem, cuidar do físico interno. Então vem a parte externa, faz sentido cuidar da beleza? Bem, quando estamos em um determinado lugar em que outras pessoas olham e percebem sua presença, devido estar com uma forma visual bem apresentável, cabelos bem arrumados, pele suave, uma vestimenta bem apresentável, seja ela qual for e que as pessoas começam a elogiar, tratar bem, muitas vezes com falsidade, mas tratam bem, o ego se exalta com isso nos sentimos bem, por conseqüência a vida, o eu ficam bem, com isso faz sentido para a vida cuidar do corpo físico interno e externo.

O verdadeiro sentido da vida é justamente a vida, o bem estar da vida, então tudo que está relacionado ao bel prazer da vida faz sentido. Desde a criação, a evolução da humanidade, desde a descoberta do fogo que os primitivos queriam para aquecer-se, fazendo um bem para o corpo, até a criação do avião ou as descobertas que vem se realizando no decorrer da evolução humana, faz sentido para a vida, pois é simplesmente para suprir a necessidade do ego, do eu e em fim suprir e dar sentido a vida.

CONCLUSÃO

Posso então dizer que tudo estar ao redor da vida, é ela quem determina o sentido de fazermos algo, da forma que fazemos. Com isso podemos entender o porquê de que algumas coisas para um é errado, mas que é questionado por outras, mas entendo que tem sentido para algumas vidas situações como mentir, enganar, se aproveitar de benefícios que não são de direitos, com tudo para outras é inadmissível, desprezíveis certas atitudes. Para certas vidas, isso dar prazer, por isso faz sentido a vida e não são vista com tanta seriedade.