GENTE COM A GENTE

O mundo é composto de terra, ar, água, gases nobres e, afinal, “vida” com todos os seus matizes, gente em todos os continentes. Vida que deve ter qualidade em todas as paragens físicas, ultrapassando limites geográficos, culturais ou religiosos.

Uma nação é feita de homens, território, leis que englobam o direito e o dever de todos os humanos. Uma cidade é feita de história que se inicia no momento de sua fundação, quando os próprios colocadores de sua pedra fundamental nada podem saber sobre sua continuidade. Humana e limitadamente, infelizmente, quase sempre, só nos interessa o hoje. Ademais, como saber se um minúsculo núcleo se tornará um aglomerado político de cidadãos ou se desvanecerá como se desvanecem os sonhos dentro de nossas realidades. Quantas vezes!

Uma cidade é composta por uma história de erros e acertos, boas ou más intenções, o sabido e o ignorado. Uma cidade é feita de gente que se espalha além do centro, que tece círculos e reta com o auxílio da municipalidade. É, sobretudo, composta de gente. Pessoas que vivem defendendo a sobrevivência condigna para si e para os seus. Somos “nós” na relação de uns com os outros. O nosso espaço físico é onde vivemos. Ele é abrangente... Vai além de nossas paredes e de nossa rua, vai além do centro nervoso comercial e da gestão pública, municipal, estadual ou federal. A nós deve interessar a vida. Deve ser importante a facilitação da vida alheia como batalhamos para ajeitar a nossa e dos nossos. Afinal, somos: somamos...