Porque a filosofia responde tudo pra uns e nada pra outros?

A filosofia busca o questionamento e tentar responder essa pergunta não é fácil, pois estamos lidando com a particularidade, e isso é complexo e indiretamente questionável. Ser inteligente é ser capaz, e o fato de adaptar a filosofia não está envolvendo a inteligência e sim a capacidade que as pessoas têm de compreendê-la e saber que filosofar é um caminho a resolver as questões da sua mente. Tendo o conhecimento disso, lidar com suas necessidades e desejos, sabendo o que se é, o que se faz, o que quer e o que importa...

Nós seres humanos tomamos decisões, o que torna nossa vida racional e ao conhecer o que voluntariamente definimos essas escolhas diárias, estamos a um passo de compreender os pensamentos. Só que o pensamento de modo involuntário não pode ser escolhido e se não podemos explicar o que sentimos, há algo de incrível na vida. E essa fascinação não acaba por aí, pois além da filosofia ser essencial no cotidiano, ela é indispensável quando nos tratamos dos mistérios da vida. Do porque vivemos, de como o mundo foi criado, pra onde iremos depois de mortos... Além das hipóteses que nos conforta nos livros, há milhares de opiniões válidas. Pode ser de pessoas que seguem a ciência ou a religião, mas há sempre uma opinião, até quem diz não tê-la, está opinando. Enfim, tem quem concorde, tem quem crie, tem quem ignore, tem de tudo!

Em meio a tanta desordem mental, é necessário você se conhecer, saber se gosta mais de coisas objetivas ou subjetivas; diretas ou indiretas. Um exemplo de busca objetiva é quando se procura por um livro de auto-ajuda. Define-se que a pessoa quer respostas e pra isso é necessário entender o que se sente. Sendo assim a pessoa lê, identifica-se, pensa, armazena pontos importantes e aplica na prática suas interpretações. Afinal de contas, a filosofia é uma interpretação indireta com objetivos altamente palpáveis, seja de modo objetivo ou subjetivo.

*Objetivo é quando você declara e afirma de outras formas a mesma informação para que grande parcela de pessoas entenda. Subjetivo é a forma indireta de abordar assuntos, pois com ela é preciso pensar e saber que nem todos vão chegar à mesma conclusão.

A resposta foi dada e como quero ser objetiva vou repetir em outras palavras. É preciso se conhecer para adaptar a filosofia, que é onde há questionamento sobre os conceitos que te são dados. Nem sempre se chega à resposta mais eficiente, mas o que importa é você se perguntar se está satisfeito. E para aplicá-la na sua vida, é só notar suas atitudes que será possível entender-se. Esse é o primeiro passo, depois questione o mundo ao seu redor para estar ciente das variações...

Mayana
Enviado por Mayana em 26/06/2009
Código do texto: T1668022
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.