Donos da Rua ?!

A cada dia que se passa as ruas diminuem. São exploradas por pessoas que se acham donas, detentoras do poder de permitir ou proibir o rolamento e o estacionamento nas vias públicas.

É só andar um pouquinho e prestar atenção que você verá que os lojistas, os clubes recreativos e as lanchonetes insistem em colocar cadeiras, cones, cavaletes e outros obstáculos, impedindo que se estacione onde está demarcado.

E nós, a população, vamos aos poucos, ficando acostumados com tal absurdo, começamos a pensar que isso é normal...que virou prática rotineira.

Mas imaginemos se todo mundo fizesse o mesmo: demarcasse a frente de sua casa ou estabelecimento comercial impedindo o trânsito ou o estacionamento. Acredito que se instauraria o caos.

Aqui, na pacata cidade onde resido, um Clube Recreativo demarca quase a metade da quadra, impedindo o estacionamento de veículos, para deixar a frente "livre", uma conhecida loja de eletro-eletrônicos coloca cadeiras na frente da loja, para "guardar" o estacionamento de seu caminhão de entregas, simplesmente para facilitar o carregamento de mercadorias, uma pizzaria coloca suas mesas na rua, arriscando a vida dos frequentadores e atrapalhando o trânsito normal de veículos, e o barzinho mais badalado da cidade já se apropriou de um pedaço da rua, além de instalar uma grade em sua calçada (falando ninguém acredita). Isso tudo sem contar as mesas nas calçadas, já que quando um pedestre resolve passar, deve passar pela já diminuída rua.

Quando alguém liga para a polícia, geralmente é informado que isso não é prioridade para a ação policial, porém, quando tal prática resultar em um acidente que ocasione lesões graves ou a morte de alguém, aí sim, a polícia enxergará tal situação como prioridade.

O espaço público está diminuindo. As pessoas querem somente para si o que é de todos, e quando alguém tenta fazer algo para sanar o problema, é prontamente desencorajado inclusive pelas autoridades.

E pelo jeito, esse não deve ser o problema de uma única localidade, já que formiga, estrada ruim e malandragem existem em qualquer lugar do mundo.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 31/07/2009
Código do texto: T1729485
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.