A Resposta

Recebi email de um ex-colega de trabalho com algumas dessas frases feitas que normalmente se distribui pela internet e resolvi refletir sobre elas e responder:

Jadilson (Lourenço)

Faça o que tiver que fazer. Com coragem ou com indecisão, não importa: siga adiante. (Antes, porém, é preciso definir do que estamos falando aqui: iniciativas de trabalho ou de postura perante a vida? Não concordo que alguém que faça algo com coragem o faça de forma indecisa. Quem tem coragem para fazer, deve estar bem informado, muito consciente e totalmente decidido! A pergunta que deve ser feita, independente de afetar o trabalho ou a vida é: o que posso perder com essa atitude? Uma vez obtida a resposta e considerar que está preparado para enfrentar com dignidade essa possível perda… segue em frente!)

Claro que você irá escutar opiniões desfavoráveis. Mas, antes de dar ouvidos a qualquer coisa, procure saber se quem dá estas opiniões já realizou um trabalho melhor que o seu. (pelo jeito estamos falando de trabalho… já ouviu a história do outro em detalhes? Mas se for sobre a vida, não fique tão centrado na sua a ponto de ficar cego e surdo para a vivência do outro! Além do mais é preciso saber, também, se quem deu esse tipo de sugestão é uma pessoa sensata. E é preciso separar, também, as pessoas idealizadoras das realizadoras, porque as duas podem até ser antagônicas, mas uma pode estar dependente da outra ou ser complemento importante.)

Geralmente, quem critica nunca viveu seu próprio sonho; apenas os vencedores são tolerantes e generosos.

(para isso é preciso separar a crítica destrutiva da construtiva e, principalmente, saber diferenciá-las. Nem todos os vencedores são tolerantes e generosos… Fidel Castro é um vencedor – alguém questiona isso? Não creio que ele seja tolerante e muito menos generoso – alguém discorda?)

Por que, então, criticam? Porque, a cada passo que você dá adiante, esta pessoa ficou um passo atrás. Para ela, é duro aceitar que você está atingindo tudo que ela julgou inalcançável.

(há criticas de despeito, assim como há críticas de conselho; quem quer realmente crescer, aproveitando a experiência do outro, aceita as últimas com humildade e mente aberta e despreza as primeiras com sabedoria discreta. Para aqueles que são simplesmente teimosos e egoístas, não lhe resta outra opção senão aprender apenas com os próprios erros… - talvez demore um pouco mais, fazer o quê!)

Confia em Deus e segue adiante - escutando os conselhos e evitando as críticas.

(confiar em Deus é confiar em si de forma segura e objetiva; ouvir conselhos é sempre medida prudente e de bom-senso, evitar críticas destrutivas é construtivo, evitar críticas construtivas é burrice!)

Você errará muitas vezes; não tem importância. Errar faz parte do caminho.

(mas errará menos se ouvir bons conselhos, meditar sobre eles de forma inteligente e construtiva e não se deixar levar apenas pela emoção do momento. Aliás, para quem gosta de provérbios, há um que diz que “Errar uma vez é humano, duas vezes é burrice!” Que dirá de três?...)

“O latido de um cão não afeta o curso das nuvens”, diz um provérbio árabe.

(provérbios há muitos - para todos os gostos e ocasiões… Mas, independente deles, se somos o centro das atenções para nós mesmos, nada nos afetará – não porque tenhamos nos tornado imunes, mas simplesmente porque não temos ouvido de ouvir, nem olhos de ver! Isso é bom? Não sei, pois procuro não ser assim… mas não sou perfeito, nem o dono da verdade. O que você acha, é bom? Se for, será ótimo para você! Pois está colhendo o que plantou e deve estar gostando disso… Aliás, já experimentou fazer uma retrospectiva da sua vida reconstituindo cada fase dela e apurando as responsabilidades sobre as sementes que espalhou e as raízes que brotam nelas? Pense nisso! Talvez esteja na hora de entender, simplesmente, que o latido do cão não altera o curso das nuvens, mas acorda o dono da casa…)

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 05/08/2009
Reeditado em 05/08/2009
Código do texto: T1737433
Classificação de conteúdo: seguro