O que fazer?

O que fazer?

Em meio a tantos problemas sociais que vivemos, hoje sinto ser cada vez mais difícil entender o homem. Reclama de tudo, vive culpando a sociedade pelos problemas que sobre no dia a dia, tem uma resposta sempre afiada, na ponta da língua para as causas dos problemas que acontecem tais como aumento da violência, roubos, drogas e coisas assim; diz que a culpa é da sociedade, a culpa é do governo, da igreja, mas, até hoje é raro encontramos quem diz a culpa também é minha.

Acusa a sociedade, o governo, a igreja, mas, se esquecem que todo individuo é parte integrante da sociedade, que todo individuo é responsável pela escolha dos que governam, e a igreja também é composta pelo povo.

Buscam mil formas de resolver as questões sociais, reclamam que o governo não investe, e cobram da igreja projetos e atitudes, mas não são capazes de tomar atitudes pessoais.

De onde vêm os problemas sociais?

Quais sãos suas principais causas?

Onde tem ficado a dignidade humana?

Quando alguém toma alguma iniciativa onde tem fica o meu apoio?

Deixamos o sistema tomar conta de nossas vidas e agora depois de termos sido engolidos por uma maioria, que só pensa em lucro, uma maioria individualista, que só reza a oração do pai nosso na parte que fala: - “O pão nosso de cada dia nos daí hoje, venha a nós o vosso reino.” – E o outro que se dane.

Em minha cidade, por exemplo, podemos adotar o apelido de cidade das festas e não mais a alcunha de cidade do Divino que é o que significa Divinópolis.

Temos festas de grande porte quase de dois e dois meses, e todo fim de semana basta procurar que se encontra alguma festa em algum sitio. Temos festas aqui já tradicionais que já acontecem há vinte anos. E são maravilhosos os benefícios que estas trazem para a cidade. Quando paramos para analisar o que elas causam de positivo encontramos, encontramos..., ainda não encontrei nada; mas quando olhamos as conseqüências sociais ai sim encontramos Jovens e crianças que se alcoolizam, alem daqueles que já são alcoólatras graças à impunidade aos que promovem e vendem bebidas inescrupulosamente, encontramos um numero enorme de gravidez na adolescência e mesmo na juventude que por fim acabem sendo os marginais de amanha, sabendo que a grande maioria dos marginais de hoje soa frutos de um passado de festa, filhos gerados sem amor e sem estrutura familiar.

Vemos nossa família degradada por valores impostos pela mídia, uma sociedade endividada, por não ter uma formação sócio cultural. E tantos males que são conseqüência da busca de um prazer imediatista, jovens sem identidade afetiva ou mesmo sexual. E drogas que matam não só a uzuarios como também matam a famílias inteiras.

O dialogo, as verdadeiras amizades estão morrendo dia a dia, a vida em todos os seu aspectos vem acabando, no que se refere à vida humana como também aos recursos naturais.

È necessário que encontremos logo uma solução, que tomemos a consciência de que tudo deve ser mudado, de que busquemos resgatar nossos valores. E só é possível que isso aconteça se abrirmos em nossas vidas, em nossas casas espaço para que o próprio Deus possa agir. É necessário que voltemos a nossa origem de filhos amados do altíssimo.