QUER APRENDER? – PERSISTA EM LER.

Ler! Ler? Ler... Quando penso em leitura me lembro em um homem publico chamado Franco Montoro que saudosamente não está mais entre nós, mas foi um grande homem em exemplo e que consegui dinamizar um processo, na qual costumo dizer que conseguiu despertar a mente das pessoas, e isto foi tão maravilhoso porque que na mente de muitos, isto era luxo da realeza vamos assim dizer, mas com tamanho dinamismo trouxe a evolução com grande abrangência conseguindo fazer com que todos os brasileiros habituassem a praticar um exercício que costumo chamar de esplendido e sadio, que é a leitura. Através de seu projeto que se deu o nome de “QUEM LÊ VIAJA”. Agora eu pergunto alguém tem dúvidas disso? Ler é maravilhoso, ou não? Digo sempre que quem não tem hábitos de ler, é comparado como casco de animal, casco de navio, lataria em ferro velho, todos cheios de crostas, pois mente sem leitura é refém de insanidade e também vulnerável a mesquinharias e limitações não tendo nenhum conteúdo que o fortalecerá nos momentos de decisões e atitudes. Franco Montoro dizia que quem lê viaja e quem não lê digo que fica estagnado e enferrujado. Mente sem leitura é mente pobre, e pobreza gera necessidades, e para saciar as necessidades exige ações, e sem leitura (mente vazia) não conseguimos agir, ou seja, carro novo, com conforto, com segurança, bonito, mas sem combustível? O apostolo Paulo já dizia alias ensinou a Timóteo que ele persistisse em ler, olhe só, isto já faz quase dois mil anos atrás, onde os recursos em literaturas eram muito difícil, escasso, não era para qualquer um. Hoje somos felizes porque temos uma grandiosa, e inumeráveis variedades de literaturas, que cá entre nós muito inteligentes e satisfatórias, e esclarecedoras e até muitas renovadoras, é claro, tem muito lixo e porcaria neste meio, mas deixa estas prá lá e mergulhamos naquilo que é importante e bom. Então quer um conselho de quem também aprendeu a valorizar a leitura? QUER APRENDER? – PERSISTA EM LER. Isto se quiser aprender! Saiba de uma coisa não tem moleza, nem chora me doe, tem que ler, tem que se esforçar para ler, caso contrário ficamos para trás, e ai, não adianta chorar, nem se lastimar, o melhor a fazer é ler muito para aprender e posteriormente ter forças para agir. Um dia desses li na traseira de um caminhão a seguinte frase: “BOBO É ASSIM MESMO TUDO O QUE VÊ LE”. Pensei o seguinte; se não for uma simples brincadeira, certamente era uma mente insana, porque eu penso totalmente ao contrário e digo que; “LER É VIVER”.

Estudantes, não perdem tempo, leia muito. Famílias devem ler. Empresários devem ler. Profissionais liberais devem ler, todos nós devemos ler. Também podemos fazer mais, ou seja, vamos inspirar e atrair alguém a ler, vamos, despertar as pessoas para isto. Minha mãe 70 anos mulher da roça com pouco tempo às vezes ela tem o hábito de Ler muito, vejo minha mãe com uma mente sem barreiras, sem egoísmo, sem discriminação, valorizando a si própria e as pessoas, não ridiculariza e nem julga as pessoas, ainda conseguiu desenvolver idéias e lições verdadeiras com honestidades tudo através da leitura. Vejo em minha equipe muito despreparo por não se dedicarem ao hábito de ler, muitas vezes os clientes não tem as respostas que querem porque os profissionais não têm hábitos de ler e aí fica refém da situação e não dá respaldo ao cliente que necessita. Veja isto em qualquer loja, muitas vezes o vendedor nem sabe o que está vendendo ou a procedência, ou o que é pior, nem sabe se têm qualidades ou não o seu produto, tudo isto por causa da pobreza em leitura, porque se, esforçasse em ler aprenderia e não ficariam vulnerável as situações que ora exigem conhecimentos e dinamismo. O mais triste é que tem profissionais que não conhece nem a história da empresa que trabalha, e não é porque não teve acesso, é pura preguiça em ler. Tem pior ainda, há quem não sabe nem a história de sua cidade natal, nem porque chama tal nome. O que é isto? Não estão dispostos a ler. Certamente não aprenderão. Ainda tem mais, há quem não Le nem a bula de medicamentos, isto sem falar dos que não entendem tal linguagem. Manual? Quantas reclamações de produtos ruins, e sabem por quê? Preguiça de ler o manual. Há ainda quem não Le nem o cartão que recebeu, o endereço, ou o CEP da residência, sem falar da leitura da Bíblia aí é pior...É muito serio isto! E é lamentável com tanta evolução e tecnologia pessoas que não se interessam por literatura, às vezes vemos pessoas com grau de instrução elevada e não quer Ler mais, outras quase sem instrução interessadas a leituras olham o desperdício. Muitos perderam oportunidades e até dinheiro porque não leram, outros se prejudicaram porque não havia hábitos de ler, ainda tem um detalhe, quem não gosta de ler, também detesta escrever, e também há quem perdeu muito porque não escreveu. Observe o seguinte; Quem não Le, gasta horas falando mal das pessoas ou das coisas alheias, isto porque ouviu, em falando de suas próprias coisas nem sabem enfatizar os benefícios tudo porque não gostam de ler. Caro leitor, quando temos o hábito de ler isto nos ajuda adquirir sabedoria, desenvolve a inteligência, que por sua vez reveste a mente sendo que por conseqüência disso fortalece o coração que ora diante ou em frente aos desafios terá capacidades para agir. Ler exige disposição, querer aprender. Ler deve ser sua missão e missão é propósito e propósito vai mudar sua vida. Você quer?

Então persista em ler, pois é um excelente exercício.

Paulo Samuel