Diploma de jornalismo

Justo valorizar o estudo, embora só o diploma não seja garantia de nada. Há bons profissionais sem formação, mas nada justifica não correr atrás do diploma. O que vale mais, porém, é a capacidade de desempenho independente do "canudo". Quem o tem que o valorize, quem não o tem que se iguale aos que o conseguiram - é o mínimo que se pode dizer sobre o assunto. Essa polêmica toda só existe por motivos políticos porque, pela lógica, nunca deveria, sequer, ter sido motivo de discussão... Até porque, na prática, todos da área sabem muito bem como são essas coisas - e não só no jornalismo!

Matéria que deu origem ao comentário acima:

Câmara instala Frente Parlamentar em defesa da exigência do diploma de jornalismo

Redação Portal IMPRENSA

A Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira (23), a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista. Proposta pela deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), ela tem como objetivo defender a exigência do diploma para o exercício da profissão.

Agência Câmara

Rebecca Garcia (PP-AM)

A partir da instalação, a Frente terá recursos para realizar audiências públicas pelo país, mobilizando jornalistas e alertando a sociedade brasileira sobre os riscos de se deixar apenas nas mãos dos empresários de comunicação a decisão de quem exercerá a atividade jornalística, informou a assessoria de imprensa do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

Entre as propostas, estão o fortalecimento, a promoção e a defesa de norma legal pela exigência do diploma de jornalismo para obtenção do registro profissional; apoiar as diretrizes do MEC pelo reconhecimento e valorização do diploma; e propor em lei período de transição para regularização dos jornalistas que exercem a profissão sem diploma, e após esse prazo só admitir profissionais diplomados em curso de jornalismo.

A Frente é também um mecanismo de adesão as duas Propostas de Emenda à Constituição que existem hoje no Congresso Nacional e que buscam restabelecer a obrigatoriedade do diploma. Uma na Câmara, de Pimenta (PT-RS), que já está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça, e uma no Senado Federal, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Segundo Rebeca, não há intenção de confronto com o STF e sim estabelecer regras para uma profissão tão importante como é a do jornalista. Para o ato oficial de instalação da Frente, foram convidados o Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, o deputado federal Paulo Pimenta, representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e dos Sindicatos dos Jornalistas do Brasil.

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 25/09/2009
Reeditado em 25/09/2009
Código do texto: T1830679
Classificação de conteúdo: seguro