O PASSADO EM NÓS.

Devemos sempre ter em mente que, o passado é em si mesmo temporal. A intemporalidade do tempo está ligada ao que chamo de “Memória biológica”. Memória essa que nos faz precavidos no presente ante o que possa ser nosso futuro.

Não se pode de forma alguma, relegar o passado a uma coisa que já não mais existe. Ele está intrinsecamente ligado ao nosso “eu” interior. Extrinsecamente a ele estão às banalidades, os supérfluos, as superficialidades humanas, bem como nas convenções sociais.

O passado nos ensina sobre traições, tradições, erros, acertos e, o mais importante: Como não repeti-los. Como saber julgar as pessoas além das aparências e maneirismos cênicos que nos iludem indefinidamente. Aprendemos com ele, a saber, reconhecer os verdadeiros amigos, pois, através de sua atemporalidade, temos a chance única de fazermos uma releitura pessoal, e, por conseguinte, reconhecermos os Judas e as Dalilas que permeiam nossa vivência.

Hoje vemos o gigantismo da superficialidade no que tange as relações sociais. As verdadeiras amizades agonizam em praça pública por não usarem as máscaras

Sociais que o meio os inflige; em meio a uma platéia de alienadas idéias e ideais.

Penso que, é só com o conhecimento do passado que podemos, no futuro, separarmos o joio do trigo. O amigo do traidor. O bem do mal. O real da fantasia. A concupiscência do amor. Assim, na tridimensionalidade de nosso universo pessoal, á tríade: Passado, presente, futuro é fundamental para que não sejamos ludibriados por conceitos oriundos de falsos pensadores, deficientes morais, e todo antro de arbitrariedades germinadas em nossa sociedade de consumo.

O passado é o tijolo formador do alicerce do futuro. Uma pessoa, um povo, um país sem passado, estará sempre fadado a cair do vazio moral. No desatino ético. No abismo do ridículo... Só conhecendo a nós mesmos (E para isso temos que conhecer nosso passado), podemos ser pessoas reais, sem máscaras. Diletante orgulhoso da arte de ser quem realmente é, e não ser o que os interesses almejem que sejam.

LEILSON LEÃO

Leilson Leão
Enviado por Leilson Leão em 27/10/2009
Reeditado em 27/10/2009
Código do texto: T1890734
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.