SE EU
Se Eu
Se eu pegar o meu lixo, separa-lo em casa, colocar nos depósitos nos dias de coleta(porque no subúrbio tem dia e hora), minha casa será mais limpa, minha vida também.
Se eu educar os meus filhos, ensinando-os a lerem livros, comer de maneira correta alimentos saudáveis, se eu os ouvir, ensinando-os a ouvir também, se ao invés de admirar os seus ímpetos de cunho pessoal, eu os corrigir dando-lhes um caráter social, meus filhos serão mais educados, mais inteligentes, mais agradáveis, e sobretudo mais saudáveis. Se eu der um bom exemplo aos meus filhos, os filhos dos meus vizinhos hão de ver a diferença e vão admirar os atos de meus filhos e saberão que é bom.
Se eu, independente da minha religião, ensinar aos meus filhos a ler, entender e praticar a Palavra de Deus, terei então, filhos mais tementes, fervorosos e mais sábios.
Se eu, mesmo cansado, levantar e ofertar o meu lugar a um mais idoso que eu(que já nem sou tão novo assim), então estarei ensinando aos mais jovens como se é um cidadão. Se eu emprestar mais que pedir emprestado, oferecer mais que solicitar, escutar mais que falar, entender, perdoar, amar, então todos notarão em mim uma melhora de vida substancial e todos hão de querer melhorar também o seu viver.
Se eu amar o meu próximo, escutar aos idosos, se eu honrar pai e mãe, se eu rebuscar a minha família, pedir a benção aos meus tios, abraçar aos meus primos, conhecer meus sobrinhos...
Se eu não me drogar, não me embebedar, se eu não tragar, se eu não me matar; se eu tão somente me esforçar, com certeza uma vida bem melhor eu vou levar.
Se eu quiser eu posso; se eu lutar eu venço; se eu escrever, há quem leia.
Se eu faço, você também pode fazer; se eu sou, você também há de ser; basta querer.
H.F.COSTA