Pequena reflexão para o natal

Um ciclo inteiro se passou desde o natal do ano passado. Tantas coisas aconteceram que não caberiam num livro. Independentemente de terem sido boas ou ruins o certo é que chegamos até aqui. Lembro-me com carinho daqueles que partiram nos deixando saudades. Que a despeito de seus muitos projetos não tiveram tempo suficiente para estarem hoje aqui comemorando conosco. Celebrando o milagre da vida.

O natal simboliza o nascimento do filho de Deus. Para meu coração esse nascimento representa um fluxo renovador de energia que foi presenteado à humanidade. Pela mensagem deixada por Jesus o sentido de tudo está no amor. A cada instante de existência que nos é concedido caminhamos pelo aprendizado do amor.

A ilusão de que o que vemos representa toda a verdade nos faz crer que esse mundo de amor nada mais é do que mais uma ilusão. Por isso, somos convidados a enxergar para além da matéria para conseguirmos compreender a doce mensagem de Cristo. Nossa vida é relativamente curta para o aprendizado necessário, é curta também para a colheita de todas as coisas boas que plantamos, mas seguramente longa demais para suportar as colheitas das más sementes plantadas por nós.

Cada novo instante que nasce na sucessão incessante do tempo surge como uma oportunidade para a renovação de nossas atitudes. Por isso Jesus nasceu. Para fazer-nos refletir sobre nossas atitudes mesquinhas e seus nefastos resultados. Para que tivéssemos a oportunidade de perceber que o sofrimento de nosso semelhante nada mais é que um espelho do nosso próprio sofrimento de hoje, de ontem ou até mesmo de amanhã.

Ao abrirmos nossos olhos para o mundo à nossa volta, na verdade estaremos abrindo-os para nossa própria vida. Ao nos solidarizarmos com aqueles que sofrem estaremos plantando sementes que serão colhidas quando nós mesmos estivermos fazendo nossa lição de casa. Essa é a corrente do amor e do bem. O fruto do amor é o bem, a paz, a saúde física e emocional, a justiça e tantas outras virtudes que com a maturidade acabamos aprendendo serem as únicas coisas que realmente possuem valor.

Por isso, neste natal irei refletir sobre este tempo a mais que me foi concedido para nele procurar plantar as doces sementes do amor, que só podem ser plantadas no coração dos outros e  no nosso através da forma como nos relacionamos  com o mundo.

Por isso, feliz natal a todos. Há muitos motivos para comemorarmos.