ÊXODO URBANO URGENTE *

O que sempre expulsou o homem do campo em direção às cidades foi a tecnologia e a ilusão. Tecnologia que tirou o ganha pão de muita gente que fazia todo o processo, desde a capina até a venda do produto depois de colhido. A isso se juntou a queda nos preços das mercadorias e vinha todo mundo para as cidades atrás de solução e de ilusão: a de que nas cidades pode-se viver uma vida mais digna. Estão aí as favelas, morros, becos e outros viadutos e pontes-moradias para comprovar.

Agora não tem mais desculpa. Se não da ilusão, pelo menos da tecnologia. Ela chegou a tudo quanto é canto e não é mais preciso se iludir que nesse amontoado disforme de gente, casas prédios, carros fumaça e barulho a vida é melhor.

Ninguém aguenta tanta falta de educação, tanta pressa vã, tanta incivilidade, tanta utopia, mas não arreda pé. A desculpa com a possibilidade de morar no interior era sempre: "lá não tem nada! "

E aqui tem o que?

P.S.: Reitero a minha intransigente defesa do mais sagrado direito de ir e vir.

* Pesquisa do IBOPE entre os paulistanos mostrou que incríveis 57% dos entrevistados tem vontade de mudar para uma cidade pequena ou menos caótica em relação à segurança (medo de assalto, torcidas de futebol, sair à noite), trânsito (dirigir, atropelamentos), infra-estrutura (alagamentos).

• Fonte: Jornal Hoje em Dia, 20/01/10.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 20/01/2010
Código do texto: T2041304
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.