Consciência e Linguagem.

A fronteira da linguagem é a fronteira a realidade. Só temos palavras para o grau superlativo e os estados extremos dos processos corporais e anímicos. O reino do existir finda para a consciência onde termina o reino das palavras. O escritor irlandês James Joyce percebeu isso, e criando a ultra-literatura, ele conseguiu construir um novo oceano verbalístico em suas obras, como grande neologista o qual é, e o fluxo de consciência transborda de seus personagens.

O Inaudito está entro de cada um de nós. A própria consciência não está nem dentro e nem fora, e sim no meio. Ela está cada vez mais no ser do qual é consciência. Se é uma consciência de uma pedra lá fora, então ela está lá fora. Se for consciência de uma dor, de um desejo, então ela está dentro onde se move essa dor e esse desejo.

Será a consciência um espelho distorcido? Será a consciência um texto incomensurável e incognoscível, mas que pode ser sentido em toda a sua profundidade hermética? Tudo o que se torna consciente em nós é pintado, ajeitado, simplificado, esquematizado e pré-interpretado.

Gilliard Alves
Enviado por Gilliard Alves em 13/03/2010
Código do texto: T2136089
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.