Ensino decadente

Infelizmente a escola hoje não é mais somente um local de aprendizado, não passa (infelizmente na grande maioria das vezes) de um local de batalha entre o professor que ainda quer ensinar (porque os que não querem ou não aguentaram esse sistema educacional falido já se mandaram há muito tempo) e os alunos que na sua grande maioria não estão nem um pouco interessados em aprender (claro que há excessões, sempre houve - ainda bem, não é?).

Já está mais do que na hora da comunidade começar a discutir seriamente o assunto, porque os professores (que ainda resistem) já não aguentam mais (não vê o caso recente noticiado de que um professor teria atirado um apagador na testa de uma aluno?). Ele está sendo sumariamente condenado pela mídia pelo ato cometido, mas o que o teria levado a esse nível de estresse?

Minha filha (professora) diz que em algumas classes ela se sente como se não houvesse professor na sala - porque é exatamente assim que os alunos agem (como se só eles - os alunos - estivessem ali); um amigo meu (também professor) desabafava ontem pelo MSN que já não aguenta mais entrar no "manicômio" (referindo-se à escola onde leciona), já distribuiu currículo para atuar em outras áreas (não mais no Ensino) e não vê a hora de não precisar mais entrar naquele "puteiro"...

Este mesmo professor relatou, inclusive, um incidente ocorrido esta semana envolvendo um aluno, um professor e ele próprio que precisou intervir. Resultado: recebeu uma ameaça do aluno que já esteve até preso e cuja família justifica com o mesmo tipo de atitude a educação(?) recebida.

"E agora (como diria Chapolim), quem poderá salvá-lo?" Pelo jeito, ninguém! A menos que a população tome as dores e empunhe essa bandeira, forçando os políticos a uma atitude voltada para os interesses da comunidade e da riqueza cultural de uma nação (como era antigamente) e não só eleitoreiros ou de outros motivos inconfessáveis à Nação e ao resto do mundo.

Hoje já não se sabe mais quem financia campanha, nem os motivos para uma distorção tão grande como essa que ocorre na Educação. Muito menos porque esse sistema de ensino, que qualquer um em sã consciência sabe que não tem futuro, continua vigorando. Quer dizer, o povo não sabe... ou não continuaria votando nos mesmos de sempre!

Algo precisa ser feito e é urgente que se faça isso. Antes que seja tarde demais...

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 20/03/2010
Reeditado em 08/04/2010
Código do texto: T2149607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.