Enigma do Jogo

Nós, seres humanos, somos como peças de xadrez. Há pessoas que São como cavalos, pois tentam armar armadilhas e andam sempre em ‘’L’’. Já há outras pessoas que sÃo como o peÃo, só dão um passo a frente e derrubam somente as em diagonal , nunca recuam.

Há também ‘’Torres’’ que dão quantos passos quiserem, mas apenas para frente e para o lado. Os ‘’Bispos’’ só andam para diagonal. A ‘’Rainha’’ é uma das principais peças , anda para onde quiser. O ’’Rei’’ anda apenas uma casa, para onde quiser.

Como eu falava, nós, seres humanos, somos como peças de xadrez e muitas vezes, não sabemos jogar em nosso tabuleiro.. A vezes que somos como peões, andamos o necessário para não fazermos uma jogada precipitada e depois não podermos voltar atrás.

Em nosso ‘’tabuleiro’’ devemos seguir normas que são impostas pôr nós mesmos.

Veja o caso de uma pessoa ‘’Torre’’. Esta sempre armada, muitos guardas que a protegem, faz somente o necessário , age com cautela, pega-nos de surpresa.

Outro caso é o ‘’Cavalo’’, sabe jogar, tem estratégias, é solitário, busca a verdade, não confia em muitos, sabe o que busca, tem objetivos.

‘’Bispo’’, sábio, tem estratégias, sempre sai das enrascadas , valoriza muito a inteligência, protege, guarda a sete chaves seus segredos.

‘’Rainha’’, exuberante, audaciosa, busca objetivos, tem metas, confia em si, não vive sozinha ,sabe ser forte e rude quando precisa, não olha para trás, é protetora de seus objetivos e preza sua capacidade.

O “Rei”. Hã! O Rei é uma das peças mais importantes em todo tabuleiro. Sem o rei não haveria batalha, não saberíamos como comandar nosso tabuleiro sozinho. Todos nós precisamos de um “Rei”, mas aquele rei que estará ali para nos ajudar, para nos dar forças, para nunca desistirmos. O rei também é cauteloso, mas tem problemas, é autoritário. Julga-se o melhor, não desabava, pois acha que é forte o bastante para guardar tudo dentro dele mesmo.

Se cada um de nós pudesse mudar nossa estratégia de jogo e, muitas vezes, abrir a reta guarda ou, derrubar o nosso rei, poderíamos ganhar o jogo.

Faça sua jogada e veja quem vai ganhar.

Gustavo Zandoná

Tato
Enviado por Tato em 13/08/2006
Código do texto: T215411