Nardoni e Jatobá

Comentário:

Qual dos dois seria realmente o mais culpado?

Por tudo que foi apresentado pela mídia, e naturalmente arrolado no processo, é provável até que a responsabilidade maior do crime possa ser da madrasta, o pai seria co-autor. Particularmente não acredito na inocência dos dois, da mesma forma como tenho minhas dúvidas sobre como os fatos realmente se desenrolaram.

Portanto, considerando-se essa possibilidade (ele ser menos culpado que ela), a "justiça feita" poderia conter também uma injustiça. Se algum dia algo desse tipo viesse à tona e pudesse ser provado, como ficaria a situação daqueles que armaram esse circo todo para garantir audiência (principalmente as TVs) ou momentos de fama (manifestantes)?

Os indícios são realmente fortes, mas são apenas indícios e a sua força reside fundamentalmente no fato de que a Defesa não encontra argumentos comprobatórios para provar o contrário - talvez até pelo fato bastante provável deles realmente não existirem. A Lei diz que somos todos inocentes até prova em contrário. Por que não fazem o mesmo com nossos políticos?

O Estado fez sua parte, usando as ferramentas de que dispunha. O Juri Popular também, apesar de serem apenas seres humanos sujeitos a falhas e suscetíveis às influências de terceiros (o que mais teve nesse caso). A verdade é que, apesar da inocente que nunca mais voltará ao convívio da família, outros inocentes também pagarão pelo crime. Boa parte da imprensa se preocupa mais com o sensacionalismo (independente do malefício que ela possa trazer) do que para a informação imparcial dos fatos. Como julgar isso?

Lourenço

Artigo:

CASO ISABELLA

Não há contradição relevante entre Alexandre e Anna Jatobá, diz jurista.

Andréia Henriques - 25/03/2010 - 19h05

O jurista Luiz Flávio Gomes, que vem acompanhando todo o julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá afirmou que eles ainda não caíram em nenhuma contradição relevante. Os dois são acusados de matar a menina Isabella Nardoni, então com 5 anos, atirada da janela do apartamento em que o casal morava.

Os dois negaram em depoimento realizado nesta quinta-feira (25/3) que tenham matado a menina, no dia 29 de março de 2008. Nesse momento, Anna Jatobá, que já respondeu às perguntas feitas pelo juiz Maurício Fossen, que preside a sessão, está sendo questionada pelo promotor Francisco Cembranelli.

Segundo Luiz Flávio Gomes, que já foi juiz do Tribunal do Júri por cinco anos, Alexandre negou o crime de forma mais enfática. "Já a negativa de Jatobá é longa, minuciosa e ansiosa", diz Luiz Flávio. Anna Jatobá, em seu depoimento, fala de maneira rápida, muitas vezes interrompendo até o juiz Maurício Fossen.

Durante o depoimento de Alexandre Nardoni, a defesa usou a animação feita pela polícia científica —que seria utilizada por Cembranelli na fase de debates—, que mostra como teria ocorrido o crime. Alexandre falou que o vídeo era totalmente mentiroso. "Filminho mentiroso, não sei de onde tiraram essa história", afirmou Alexandre.

FONTE: Última Instância

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 29/03/2010
Reeditado em 02/04/2010
Código do texto: T2165527
Classificação de conteúdo: seguro