Belchior Já Sabia


               Dia 02 de Abril, em plena sexta-feira santa, estarei completando 25 anos. Sim; Cheguei ao meu 1/4 de século com a sensação de que alcancei muito e, ao mesmo tempo, tão pouco.  Talvez seja da data, ou pura tolice, este sentimento que em mim reside - restando num "q" de agonia, de desalento. Estou com a fiel impressão de que não conquistei tudo o que queria, mas - por bondade divina - alcancei muito do que necessitava.
               Ainda assim, há um certo sabor agridoce neste meu aniversário. Penso comigo que esta reavaliação seja geral, que todos os homens pesem seus prós e contras, questionem a existência em algum ponto determinado, in casu no momento de completar mais um ano de vida. Afinal, notando eu ou não minha "vida adulta" já começou.
               Desde que me reconheço por gente, sou uma grande apreciadora da música - de qualidade - brasileira. Dentro deste tópico incluo, sem temor, Belchior. O qual com sua visão singular deixou diversas composições atemporais; Uma delas, em especial, retrata absolutamente tudo o que agora sinto: 

                         
À Palo Seco 

                         Se você vier me perguntar por onde andei
                         No tempo em que você sonhava
                         De olhos abertos lhe direi
                         Amigo eu me desesperava
                         Sei que assim falando pensas
                         Que esse desespero é moda em 73
                         Eu ando um pouco descontente
                         Desesperadamente eu canto em português
                         Eu ando um pouco descontente
                         Desesperadamente eu grito em português

                         Tenho 25 anos de sonho e de sangue
                         E de América do Sul
                         Mas por força do meu destino
                         Um tango argentino
                         Me cai bem melhor que o blues
                         Sei que assim falando pensas
                         Que esse desespero é moda em 73
                         Eu quero é que esse canto torto feito faca
                         Corte a carne de vocês 

               No meu sangue latino fervilha a dúvida de não compreender as reviravoltas do mundo, as divergências entre os sonhos e a realidade e, principalmente, a impaciência natural minha de querer tudo para ontem.  Desespero-me ao cogitar que estou num ponto onde, não sei bem os motivos,  falta-me algo. Queria ter mais quando chegasse a esta idade. Provavelmente isto seja uma boa coisa, de que adiantaria ter um mundo aos meus pés se o resultado disto fosse a estagnação?
               Incrível imaginar, entretanto, impossível não validar que aos 25 anos alguém, assim como eu ou você, percebeu-se viajando nos compassos sentidos de um tango argentino e gritando em português: Belchior já sabia!



------
No audio inclusa está a versão de 1974, do álbum Mote e Glosa.



Karla Hack dos Santos
Enviado por Karla Hack dos Santos em 31/03/2010
Reeditado em 31/03/2010
Código do texto: T2169218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.