encruzilhadas:

Somos peregrinos em terra estranha por um curto período.

O ponto de partida que exige uma longa caminhada!.

Uma só idade da plenitude para se encantar com a vida e viver apaixonadamente, e desfrutar tudo com toda intensidade.

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição.

Não se tem medo da vida! Ela é um todo indivisível.

Como diz Platão, “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”.

A Luz que ilumina o passado em rumo do presente.

Alguns momentos da vida nos colocam diante de possibilidades ainda novas para nós. Precisamos fazer uma travessia, passar de um estágio a outro, de um estado de coisas conhecido a uma situação inteiramente diferente.

Mas existem passagens para as quais não temos onde buscar referências, elas são realmente inéditas. São, de fato, como encruzilhadas: a gente não sabe se tudo vai terminar bem ou se estamos à beira de uma descida vertiginosa em nossa vida. Logo à partida percebemos que recuar é impossível e que nem sempre as opções de seguir pela esquerda ou direita são realmente opções, pois terminam ambas num beco sem saída.

Assim, a única opção que nos resta é seguir em frente. Mesmo que percebamos que o caminho a percorrer vai ficar marcado pelas lágrimas amargas que serão derramadas

Nestes momentos, fica claro que temos de modificar atitudes e hábitos muito arraigados.

No decorrer de minha vida já estive em encruzilhadas buscando no horizonte algo quase impossível de se enxergar. Mas, a confiança vence as inseguranças, mesmo percebendo que a estrada está repleta de escombros com evidentes sinais de tempestades e tormentas.

Mas... Como seria confortável uma mão condutora e protetora...

.. Nesses momentos, profunda tristeza apoderava de meu ser, mas com a certeza que o amanhã será outro dia, e quando o sol se por, ele vai lavar minha alma, levar minha angústia e trazer um pouco de felicidade.

Quando a gente chega na encruzilhada,

Olha para um lado e nada,

Olha para o outro é nada também

Ai o céu escurece

O céu desaba Tudo se acaba

Só quando tudo esta perdido na vida é que a gente descobre

Que na vida nunca tudo está perdido.

Geraldo Vandré

“Quando não queremos que as coisas sejam do jeito que estão se apresentando, começamos a sentir medo e evitamos olhar de frente. Negamos nossa primeira mente porque ela foi direta, nua e crua, e gostaríamos de viver mais um pouco a esperança de que as coisas pudessem ser do jeito que queríamos que fossem... Todas as vezes que nos apoiamos numa realidade idealizada, estamos adiando nosso processo de evolução. Perdemos a oportunidade de aprender algo com aquele desafio do qual fizemos de tudo para escapar. Em vez de interpretar o sofrimento como dor ou punição, podemos vê-lo como a oportunidade de superá-lo”. O livro das Emoções

Um ditado budista diz:

"Só enfrente um inimigo quando você estiver mais forte do que ele. Até lá, continue a se fortalecer. Existem momentos em que precisamos aprender a criar espaço entre nós e aquilo que nos desafia. Quando nos damos conta de que não somos capazes de lidar com uma determinada situação, é hora de acumular méritos: energia positiva".

Recordo neste momento o diálogo do coelho com Alice - no país das Maravilhas

“Alice: Quanto tempo dura o eterno?”.

“Coelho: Às vezes apenas um segundo”.

O maior dom que Deus nos concedeu foi o livre-arbítrio.

O livre arbítrio põe sobre nossos ombros a responsabilidade por fazer as melhores escolhas possíveis.

******

A águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olhar para cima.

"As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver”. O pequeno Príncipe

Marília
Enviado por Marília em 25/04/2010
Reeditado em 19/01/2014
Código do texto: T2218676
Classificação de conteúdo: seguro