AMOR - Sentimento que dignifica a vida humana
     Apesar de minha posição Humanista Secular, de cunho ateísta, compreendo que existem na bíblia passagens maravilhosas, as quais admiro enormemente. Diversas passagens são de total dignidade humana. Dentre várias, a do bom samaritano é uma das que entendo como fantásticas
 
     Na primeira epístola aos Coríntios, Paulo discorre sobre o Amor. Ele é brilhante ao afirmar que o Amor é a mola mestra de nossa humanidade. No geral acho-a muito forte, segura e interessante.
 
     Com pequenas alterações, esta passagem soa como um hino aos meus ouvidos e a minha consciência. Desta forma, sem desejar ofender nenhuma crença, ouso efetuar mínimas alterações nesta breve passagem, que ao meu único critério, passam a refletir praticamente minha forma de buscar ser Humano.
 
     Quero deixar claro que o texto original, já é por si só maravilhoso.
 
     Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria simplesmente como o metal que soa ou como o sino que tine. Duro e abafado como aquele e ruidoso como este, mas sem a verdadeira caridade no coração, de nada valeria para a Humanidade.
 
     E ainda que possível fosse ter o dom da profecia, e pudesse conhecer todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda uma fé, de maneira tal que me fosse possível transportar os montes, e não tivesse Amor, nada significaria para a Humanidade.
 
     E ainda que distribuísse todas as minhas posses para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu próprio corpo para ser queimado, em nome dos necessitados, se não tivesse Amor, nada disso se aproveitaria para a ética Humana.
 
     O Amor é paciente, é benigno, é caridoso, é doar-se pela dignidade da vida;
 
     O Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.
 
     Tudo tolera da fraqueza humana, tudo crê enquanto busca evidências da verdade, nada espera, tudo suporta.
 
     O Amor nunca falha, ele persiste e nos ajuda a superar nossas fraquezas.
 
     Havendo profecias, serão aniquiladas;
 
     Havendo línguas, não serão necessárias;
 
     Havendo ciência, o valor do AMOR nos guiará por ela;
 
     Porque, em parte conhecemos, e em parte cremos;
 
     Mas quando vier o que é mais perfeito, então o que o é em parte será justificado, complementado ou refutado.
 
     Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, complementei as coisas de menino, com atitudes de adulto que busca conscientemente uma racionalidade da vida.
 
     Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos o verdadeiro, face a face;
 
     Agora conheço em parte, mas então conhecerei de forma mais completa, e como humano terei ciência que sou também conhecido pelos meus atos.
 
     Agora, pois, permanecem a crença, a verdade, a vontade e o amor, estes quatro; mas o maior destes é o Amor.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 16/06/2010
Código do texto: T2324046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.