Melhor, igual ou pior?

Tenho um amigo, que tenho grande respeito, que ultimamente cresceu por nossas conversas.

Hoje ele me fez uma seguinte pergunte, que achei interessante, mas vi o ponto somente depois.

'você se considera melhor ou pior do que um cachorro?'

na hora eu respondi

'acho que somos iguais, pelo fato de que cada um tem a sua devida importância.'

Logo ele perguntou ao colega ao lado, que respondeu : '-com certeza somos melhores'.

no momento achei estranho, mas logo fiquei pensando sobre a resposta, e explicarei como cheguei a uma conclusão.

nós, devido ao momento, e considerando um foco ecológico, uma linha natural da evolução dos seres, temos a mesma importância que todo o conjunto da natureza, somos tão importante quanto uma folha em um gramado, como o processo da fabricação do mel, assim como de sua colheita, e assim como a capacidade de uma abelha colher tal conteúdo.

Temos a função de manter um equilíbrio, não sou eu que estou impondo regras, mas apenas estou citando qual é o fluxo que ocorre, o equilibrio natural é feito através de todos os seres.

E quem somos nós para citar algo do tipo: 'somos mais importantes!'?

O fato de podemos criar e extrair o que a natureza oferece e adapatar tudo ao nosso gosto não nos torna mais, ou menos capacitado do que alguém, ou outra coisa.

A adaptação é um processo pelo qual devemos passar para entender outras coisas fundamentais, assim como todos os seres também passaram, então isso não nos torna melhores.

Um cachorro. Se olharmos suas atitudes criamos um padrão, que a partir deste padrão deduzimos sua capacidade mental, como instintiva, sem raciocínio lógico(exemplo), ou criativo.

Ele, pelo menos tem a capacidade de manter o equilibrio que antes existia, enquanto nós, por querer ter controle sobre as coisas, destruimos para nos sentirmos bem.

Neste ponto, posso ver que somos até piores do que qualquer outro ser, pelo fato de que os outros, todos... mantém o equilibrio, enquanto nós, não.

Não vejo outro ponto a se comparar com um cachorro, quanto a melhor ou pior, pelo simples motivo de que ele não pode ser considerado um indivíduo social, que participa da economia, política, entre outros, e essa é a única idéia que me veio.

Acreditar que somos melhor do que qualquer ser, nos dá motivos para acreditar que somos melhor do que alguém.

Guilherme Crepaldi
Enviado por Guilherme Crepaldi em 19/06/2010
Reeditado em 19/06/2010
Código do texto: T2328301