OLHE

Um dia recebi a seguinte mensagem:
 
     “Quando estiver em dificuldade e pensar em desistir OLHE PARA TRÁS e lembre-se dos obstáculos que já superou. 
     Se tropeçar e cair, levante-se... Não fique prostrado, OLHE PARA FRENTE e esqueça o passado. 
     Ao sentir-se orgulhoso por alguma realização pessoal, OLHE PARA DENTRO e sonde suas motivações. 
     Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração é sensível OLHE PARA OS LADOS e socorra aos que o cercam. 
     Na escalada rumo às altas posições no afã de concretizar seus sonhos, OLHE PARA BAIXO e observe se não está pisando em alguém. 
     Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, OLHE PARA CIMA e busque a aprovação de Deus.”



     Excetuando-se a ultima frase, que por ser um humanista secular, e materialista ateu, que eu retiraria, acho a mensagem linda. E que acabei acrescentando: 
 
     Olhe para trás não só para lembrar dos obstáculos superados, mas para obter ensinamentos para o nosso futuro, dos acertos devemos assimilá-los e buscarmos superá-los, dos erros (somos humanos e erramos) devemos buscar suas causas e fraquezas, e baseado nelas, buscar alternativas para não recair na falha.
 
     Olhe para frente e busque sua capacidade de construir. Seja vanguardeiro e aventureiro. Tenha a coragem de ousar, sempre dentro de uma ética que deve maximizar a plenitude Humana. Nossas ações, desejos e metas, devem sempre levar em consideração que somos unos com a natureza, e os reflexos diretos e indiretos de cada ação, deve se justificar pela amplitude do reflexo em maximizar a VIDA em toda sua complexidade, no maior espaço de tempo possível, na maior área geográfica possível, e no maior número de seres vivos impactados possíveis.
 
     Olhe para dentro e tenha a coragem de se conhecer, não para ter medo, vergonha ou frustração, mas para buscar, na racionalidade consciente, forças e estrutura para se superar enquanto fonte natural, para superar seus desígnios genéticos, e mostrar que sua vida também depende, e muito, de sua força mental. Você pode, você é capaz, mesmo que sua genética não te seja favorável, você é capaz de ser quem e o que você realmente desejar.
 
     Olhe para os lados e veja que somos irmãos, irmãos em raça, irmãos em biologia, irmãos em direito a plenitude da vida. Não tenha pena de ninguém, mas paute sua vida e ações em elevar em todos quanto possível, a plenitude de sua própria vida.
 
     Olhe para baixo, sempre existirá alguém em piores condições do que a nossa, mesmo assim, amanhã, você ou algum dos que você ama, pode estar ainda pior. Construa passarelas firmes para justificar sua vida. Ajude a todos que puder, a caminhar em sua passarela, ou ensine-os a construir suas próprias passarelas. Lembre-se que cada um que venha acender as suas velas na sua própria, não estará reduzindo a luz ou a beleza da sua, e sim ajudando o mundo a superar suas trevas. Cada nova vela acesa, ajuda a sua a iluminar o mundo, e em física, mais velas acesas levarão a mais calor distribuído, e sua vela tenderá cara vez menos a se apagar.
 
     Quanto a olhar para cima, os que assim o creem podem fazê-lo, mas se aprendemos pelo menos uma ínfima parte do quanto podemos ser úteis, verdadeiros, e o quanto podemos ajudar cada um a se encontrar em sua plenitude, creio sinceramente que não seja necessário e suficiente olhar para cima. Se DEUS existe, ele estará vendo nossas ações, e não preciso buscar aprovação, se ele não existe, as boas ações por si só justificam minha razão de viver.


     De qualquer forma....
   

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/06/2010
Reeditado em 23/06/2010
Código do texto: T2337526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.