Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A imaginação

Os sentidos dão-nos a impresão do mundo físico que nos cerca. A imaginação, por sua vez, dá-nos acesso ao mundo anterior a esse, ao lugar base  desse mundo qual nos rodeia.
Imaginando se  cria fontes de realidades ainda impossíveis.
Quando o primeiro homem, sabe-se lá quando, ao observar apaixonadamente a luz refletida pela lua, experimentou o desejo de ir até lá, estava lançando no universo a primeira partícula dessa realidade, irrompida mais tarde.
A tecnologia em tal época estava mui aquém de permiti-lo, mas, ao imaginar o feito, o homem semeia a possibilidade, constrói os caminhos para a realização.
A imaginação é mais que um instrumento de criação. É a raiz deles. Como dissera o sábio "nada pode ser criado sem antes ser teorizado".
Einstein disse :" a imaginação é mais importante que o conhecimento". Ora! aquela produz esse e não ocorre o inverso. Se não contássemos, nós humanos, com a imaginação, como produziriamos conhecimento ?
Afinal, nosso saber origina-se da manifestação de nosso pensar acerca dalgum desejo de realização. Quando nos damos a efetivar  um ato, temos de ter antes uma intenção de resultado. Isso é praticar uma idéia. Idéia já existente, na imaginação.
Poderiamos imaginar o universo huumano como a junção de dois mundos: Um material, físico e outro , etéreo, espíritico, de idéias. Porém, o mundo espíritico é a base do material. Nada há no segundo sem que haja a sua base no primeiro.
A nossa mente e nosso cérebro são dois pólos da linha que unifica a porção individual desse universo.
Imaginar é pois vasculhar o mundo das possibilidades de realidades para criar o conhecimento capaz de faze-la emergir, irromper no mundo físico.
De fato, Einstein tem razão: O conheciemnto não se mantém por si mesmo, não se auto-cria, surge da imaginação. É menos importante do que essa.
Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 07/09/2006
Reeditado em 27/09/2011
Código do texto: T234752
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roni Muniz
São João de Meriti - Rio de Janeiro - Brasil, 49 anos
129 textos (16835 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 04:12)
Roni Muniz