O Desejo é a causa da infelicidade e da felicidade

Hoje ao conversar com uma amiga, tive um momento de epifânia em que meu objeto de contemplação era algo abstrato... o conceito do desejo, começo a acreditar que o desejo é a causa de todos os nossos momentos felizes e infelizes. Vou explicar meu ponto de vista, o desejo é algo necessário ao ser humano, o ser humano busca sentido ou prazer para esquecer da busca do sentido...

O prazer é a anestesia da frustração, a frustração causada pela busca do sentido. Neste pequeno caos, o ser humano cria sentidos para si mesmo, sentidos que só podem ser reforçados através do desejo. Sim, o desejo... o ser humano só irá adquiri um sentido próprio, por mais que não seja verdadeiro... se sentir o prazer do entendimento em relação a sua própria explicação, neste processo ele terá objetivos de auto realização em relação ao seu sentido e o sentido que deu a sua vida.

Digamos que você passe fome, sua principal necessidade é buscar comida, a infelicidade da sua vida é derivada do seu desejo (por mais que seja uma necessidade fisiológica, ainda assim é um desejo). Então você consegue um lar e comida para o resto da vida garantida, a princípio, você terá a impressão de que a infelicidade da sua vida foi suprida, que o desejo foi eliminado, no entanto a alimentação se tornará algo rotineiro e você estará inconformado de novo e com novos desejos que irão te angustiar.

Isto me lembra um pensamento de Schopenhauer, em que ele dizia algo como: O prazer é a ausência da dor, a dor no caso é a frustração.

Helleno de Carvalho
Enviado por Helleno de Carvalho em 09/07/2010
Código do texto: T2366974
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.