Fotos

Já ouvi e vi em algumas produções que a cultura oriental, na inserção da máquina fotográfica, repudiou a foto com medo de que o dispositivo fosse capaz de absorver e aprisionar a alma.

Todos sabemos que isso não é verdade, mas acho incrível como a fotografia tem o poder em muitas situações. As vezes quando alguém pega uma foto de uma viagem de outra pessoa acha grotesco como o indivíduo aceita posar com uma cara de paisagem, só que quem está nessa foto e quem a tirou é varrido com com memórias e sentimentos.

Uma imagem pode não conseguir manter sua alma, porém carrega em si diversos sentimentos e “fantasmas”, usando-os contra as pessoas com uma precisão cirúrgica. Ela põe a mão em seu coração e o acaricia ou o aperta como se os dois fossem a mesma coisa.

Este é um poder que só as imagens inercias tem, já que exigem sua criatividade e memórias para que os passos possam ser refeitos, além de lhe dar uma clara e nítida descrição do se trata.

É possível rever formas, cores e, principalmente, olhares. Como aqueles de seu melhor amigo de infância, sua primeira paixão de escola, sua primeira desavença daquela pessoa que não vê a anos.

Estas ferramentas conseguem captar desde infravermelho até o mais claro arco-irís, mas além disso, consegue captar momentos.