*** VALOR E VERDADE ***

Valor e Verdade
 
       Alguns de nós, incluindo eu até alguns anos atrás, confundimos um pouco Valores com Verdades.
 
Valor:
       Importância de determinada coisa, ação ou pensamento.
       O valor não possui verdade objetiva.
       Apesar de contrariar a percepção inicial, atribuímos valor positivo ao que achamos certo ou ao que gostamos, e não o contrário como possa parecer intuitivo, que gostamos e achamos certo o que possui valor positivo.
       Valor não existe como atributo das coisas. O valor é dado pelo observador, ou pelo ator.
       Diferente da verdade, pessoas e povos diferentes dão diferentes valores a fatos. Valores estão envoltos em conceitos, em moral e em ética.
       Os valores não são coisas nem simples idéias que adquirimos, mas conceitos que traduzem as nossas preferências. Nem todos possuímos os mesmos valores, nem valorizamos as coisas da mesma forma.
       Valores são princípios sobre os quais erguemos o edifício das nossas vidas. São eles que em última análise inspiram, determinam e orientam as nossas ações.
       Valores são adquiridos ao longo do nosso processo de educação e socialização.
Por isso, valores precisam ser examinados criticamente o tempo todo. Precisam ser entendidos e assimilados em vez de serem simplesmente “aceitos” sem maiores explicações, de maneira totalmente irracional.
 

Verdade:
       Conformidade com o REAL.
       A verdade não possui valor intrínseco. A verdade simplesmente é.
       Apesar de poder assumir diversos significados, tanto no dia a dia, quanto no mundo filosófico, a verdade tem muito a ver com estar de acordo, ou totalmente aderente a fatos ou a realidade crua.
       A verdade independe de valores, de conceitos, de moral ou de ética.
       Não devemos confundir verdade com a realidade que percebemos superficialmente, e muito menos com desejos. A verdade não possui ética, ela reflete um fato, um evento, ou alguma realidade, dentro da máxima capacidade perceptiva que pudermos. Baseado nisto, alguns defendem a idéia de que jamais teremos o conhecimento total da verdade, posto que a natureza é prolixa em sua complexidade, e nossos sensores/sentidos, fontes básicas de obtenção de informações são falhos e não possuem sensibilidade de obtenção e tão-pouco possuímos capacidade mental ou eletrônica para processamento de todas as informações pertinentes em toda a sua riqueza de detalhes.
       Quando falamos de verdade, a menos da matematicamente provada, estaremos falando de aproximações, e mais perto da verdade estaremos quanto mais aproximado do real estivermos. Isto não nos permite abrir mão de buscar as verdades. Se não a posso obter em sua totalidade, posso por refutações sucessivas, ir eliminando as conjecturas erradas e assim, cada vez chego mais perto da verdade.
       Verdade consiste numa relação de conformidade entre o conhecimento e as coisas consideradas.
       Apesar da verdade ser em última instância algo absoluto, para nossa realidade ela não passa de algo relativo, posto que não a conseguimos ver em toda a sua completude. Como já comentado, o máximo que conseguimos é vê-la por aproximação.

 
       A verdade só tem valor positivo para quem a ama, e o valor só é verdadeiro para quem a ele se submete. Valor e verdade são dois atributos que normalmente não reagem como mistura ideal.
      
 
       O puro e simples conhecimento do que é verdadeiro, mesmo que em sua essência total, não possui força para mudar a realidade em que vivemos. O que pode mudar nossa realidade, são as ações e comportamentos que possamos ter baseado no que se conhece de verdadeiro.

Este texto nasce de uma pesquisa envolvendo:
      O Dicionário Aurélio (eletrônico e impresso), por onde inicio minhas pesquisas.
      O dicionário de filosofia Abbagnano, Nicola (onde busco uma definição filosófica bem aberta)
      O dicionário filosófico de André Comte Sponville (onde busco definições mais materialistas).
      Livros do André Comte Sponville e Karl Popper
      Internet
      Conceitos pessoais.




Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 29/07/2010
Reeditado em 30/07/2010
Código do texto: T2406922
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.