SENTIDO DA VIDA...

O SENTIDO DA VIDA, eis um tema que permeia a vida de todo ser humano. Uns nunca se perguntaram, e nunca se perguntarão sobre o sentido de suas vidas, mas há aqueles que já se perguntaram, e continuam se perguntando: De onde vim? Para que vim? Quem sou EU? e Para onde vou? Qual é meu fim último? Estas perguntas norteiam e identificam o SENTIDO DE NOSSAS VIDAS. (CIC 282...)

Quando olhamos para o mundo, vemos que quase tudo tem um inicio, um meio e um fim. Logicamente, também pensamos em nos: temos um inicio, um meio e um fim. Parece que todas as coisas foram feitas para fazer algo, cumprir uma missão. Daí, perguntaremos a nós mesmos: e a minha missão?

Não é possível que muitas coisas tenham advindo do ACASO, sem planejamento, pois tudo parece tão belo e organizado que só pode ser fruto de uma providencia. Também nós, fomos PLANEJADOS. Não somos fruto do acaso, mas de uma PROVIDENCIA. Então, nos perguntamos: então por que existo? E a partir disso começamos a busca pelo sentido da vida.

Muitas são as coisas que roubam de nós o verdadeiro sentido da vida. Roubam, na verdade, por que deixamos (permitimos) e até as queremos assim. Casas, carros, empregos, roupas, etc, são capazes de nos fazer mudar de direção, de opção, de CARÁTER; podem nos fazer cometer absurdos, barbaridades. O problema maior está quando o sentido de nossas vidas não esta nas coisas (no ter), mas no TER PESSOAS. Quando colocamos o sentido de nossas vidas nas pessoas que amamos, em nossos próximos, artistas etc, aí sim, aumentamos o problema, primeiro por que nõ se trata de coisas materiais simplesmente, segundo por que mexem com o que em nós é ESPIRITUAL - os SENIMENTOS. Por sentimentos nos prendemos à coisas, mas também, e de maneira forte, a PESSOAS.

No Ev. de Lc 18,18-23 (sinóticos: Mt 19,16-29 e Mc 10, 17-31) encontra-se uma cena que nos mostra claramente o que é a BUSCA pelo sentido da vida e o que é termos NAS COISAS (e pessoas) o sentido que buscamos. Rapidamente podemos nos perguntar: se o sentido da minha vida esta em ALGO (ou ALGUÉM), e eu já tenho este algo, por que procurá-lo? Dito de outra forma, se o homem rico já observava os mandamentos desde sua juventude e possuía muitos bens, por que ainda procura o BOM mestre e lhe pede para mostrar o caminho da vida eterna (ou, o sentido da vida)?

A resposta é simples (embora não muito fácil de se praticar): por que estas COISAS não eram o VERDADEIRO SENTIDO de sua vida. Elas devem contribuir, mas não ser ELAS MESMAS o SENTIDO. Durante o caminho, na busca pelo sentido da vida, se perdeu e colocou o sentido nas coisas (bens materiais, diz a palavra).

Também nós, como este homem, ou melhor, SOMOS ESTE HOMEM que o Senhor usa hoje para nos mostrar que temos nos apegado em coisas, ou pessoas, mais do que o que deveríamos. O sentido de nossa vida não pode estar nas coisas que passam ou se perdem (se roubam). Ora, se quase tudo o que vemos é passageiro, logo, o sentido da vida deve estar em algo (ALGUÉM) que está FORA do TEMPO, em algo que não passa, ou seja, na ETERNIDADE.

Meus irmãos, o que, ou QUEM, está fora do tempo; na eternidade? Só DEUS.

Está claro em Mt 6,19-21, e nos aponta que o sentido da vida não pode esta em coisas ou pessoas simplesmente, mas o VERDADEIRO SENTIDO esta NO CÉU, numa VIDA ESPIRITUAL, em DEUS e ELE quer que BUSQUEMOS isso. Quer que busquemos o sentido de nossa vida sim e nos mostra que não o acharemos nas coisas que passam, mas nas que não passam, ou seja, nele mesmo. Nascemos, crescemos e morremos para estar EM DEUS ao nascer, ao viver e ao morrer; e, assim, estar com ELE ETERNAMENTE.

Nossa origem é DEUS, e fomos criados para a ETERNIDADE, logo, devemos nos dirigir, e com toda nossa força, para a ETERNIDADE – a vida bem-aventurada para nós conquistada por CRISTO, O Senhor.

Peçamos à Santíssima, puríssima e benditíssima Mãe de Deus e Nossa, a Senhora do mundo, que a nenhum pecador desampara e nem despreza, que rogue para que busquemos e encontremos o SENTIDO DE NOSSA VIDA que é DEUS, e que o VIVAMOS.

Não posso terminar sem dizer a você irmão, que o sentido de nossa vida se busca na ORAÇÃO. Não pense que o achará nas pregações, nas leituras intelectuais (que são grandes caminhos também), etc, mas encontrará na ORAÇÃO, na VIDA DE ORAÇÃO – que exige de nós, no mínimo, orar ao amanhecer, antes e depois das refeições, e ao dormir (incluído leitura bíblica e devoção à Maria Santissima). Acharás o sentido, como os grandes santos, na via da oração e só se ora bem quando se tem uma rotina, uma constância. Por isso, dê o primeiro passo: REZE. Ao ver-te rezar, o Senhor lhe concederá experimentar o VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA, que é ELE MESMO.

Deus abençoe.

Maiêutico
Enviado por Maiêutico em 05/08/2010
Reeditado em 05/08/2010
Código do texto: T2420560