Meu Agnosticismo Ateísta

Muitas pessoas me indagam, como posso ser ateu e agnóstico ao mesmo tempo, algumas tem a dificuldade de visualizar os conceitos da vertente filosófica denominada de ateísmo e o agnosticismo.

Primeiramente devo explicar porque sou ateu. Sou ateu porque tenho uma ausência de crença em deuses ou divindades...

Da mesma forma que a palavra “a-teu” nos indica “ausência- de crença em deuses” e não a negação da possibilidade.

A palavra agnóstico não indica uma negação da nossa capacidade de conhecer tudo...

Até porque isto seria filosoficamente ilógico...

Ela apenas nos indica uma definição de uma posição filosófica que assume não saber se podemos chegar a uma sabedoria plena.

Se um agnóstico ou um ateu afirma que não temos o “potencial” para isso, ele esta tendo “fé”, pois não existem evidências de não termos este potencial. No entanto isto nos remete ao ônus da prova...

Se um ateu ou agnóstico afirma que temos este potencial, ele deve apresentar evidências parar confirmar esta sua crença. Um agnóstico em essência declara não saber se temos o potencial do saber pleno, mas também não nega a possibilidade de termos...

Eu por exemplo, como agnóstico ateísta, duvido de praticamente tudo... Duvidar, não é negar... É por em prática o método inicial do pensamento crítico e lógico... A dúvida.

- Tenho dúvidas quanto a nossa capacidade de conhecer plenamente tudo...

- Tenho dúvidas quanto a negação dessa possibilidade...

- Não sei se temos mesmo este potencial (acredito que tenhamos, mas não sei se o desenvolveremos)

Ao meu ver, qualquer pessoa que afirma que temos este potencial, que não temos, que vamos desenvolver caso tenhamos ou não desenvolveremos... Esta tendo um ato de fé e não de crença, pois a crença é apenas uma posição e não uma afirmação sem base em fatos.

E qualquer critério que defina como único para justificar estas afirmações são dogmas.

Acredito que devemos tentar chegar ao entendimento pleno, mas também acredito que perdemos tempo tentando justificar com fé a nossa incapacidade ou capacidade de entender tudo, ao invés de simplesmente tentarmos...

Discutir se quem afirma que não podemos ter conhecimentos plenos ou podemos, esta certo ou esta errado é filosoficamente inútil e nada produtivo...

Ao invés disso, acho que devemos buscar o conhecimento... Seja ele pleno ou não.

Afinal, o conhecimento pode ser um paradoxo... Você pode até pensar que pode conhecer tudo, mas talvez você só conheça tudo que conhece...

Lembrando sempre que “conhecimento = ciência”.

Mas quem disse que temos ciência ? Quem disse que temos conhecimento ? Me prove que temos conhecimento... Me prove com fatos, com evidências (eu acredito que temos conhecimento, não posso provar, mas acredito... Acredito sem fé, acredito também que se você tentar me justificar de qualquer forma afirmativa que temos conhecimento ou ciência de qualquer coisa, você esta apenas tendo fé...)

Talvez você me diga “Mas você chegou a essa conclusão através do conhecimento.”

Então irei lhe perguntar... “Como você sabe ?”... Não importa a explicação que você dê... Sempre será baseada na sua fé de que possuímos algum conhecimento... Sem nem saber do que esta falando... Tanto quanto alguém que afirma que deus existe e não mostra evidências e quando explica o que é deus, não sabe explicar o porque é assim...

O mesmo ocorre quando perguntamos a alguém o que é conhecimento e depois de ouvirmos sua resposta e perguntamos “por que isso é o conhecimento ?” Ela não saberá responder... E sua resposta do porque será subjetiva... Assim como a resposta dos teístas ao tentarem definir deus...

E muitas dessas pessoas que não acreditam em deus como eu... Se acham melhores porque pensam que tem mais conhecimento do que as que acreditam em deus... Mas então eu te digo metafóricamente caro amigo... Eles talvez tenham tanto deus quanto você tem de conhecimento... Você não é melhor e nem pior porque acredita em deus ou não...

A mesma fé que o cristão tem em Jeová... Que o hindu tem na vaca sagrada, que o muçulmano tem em Allah... Acreditando que eles existem... Alguns também tem em relação a existência do conhecimento... Obviamente sem os critérios das religiões...

Voltando ao ateísmo... Assim como o agnosticismo que se caracteriza pela ausência de conhecimento sobre a nossa capacidade ou incapacidade de ter o conhecimento pleno, mas ainda assim possibilitar o agnóstico ter uma posição de crer ou não nestas possibilidades.

No caso de deuses e divindades, ele também tem a possibilidade de crer ou não crer...

Não crer é sinônimo de ausência de crença e não de negação... O mesmo princípio do ateísmo... Isto caracteriza o ateísta agnóstico.

Helleno de Carvalho
Enviado por Helleno de Carvalho em 22/08/2010
Código do texto: T2452186
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.