Acorda Brasil! - EC

Toc, toc, toc, toc, toc,toc

- Acorda Brasil!

- Acorda Brasil!

- Que barulheira é essa? Quem está ai?

- Somos nós o povo!

- Ora, finalmente vocês apareceram, entrem, entrem, eu tava doido para conversar.

- Você está acordado Brasil?

- Claro que sim, estou acordado há mais de quinhentos anos. Quem dormiu esse tempo todo foram vocês.

- Nós? Nós, o povo?

- Sim vocês! Nunca vieram em meu socorro! Nunca atenderam aos meus apelos.

- Ué, mas o hino diz que você está deitado eternamente em berço esplêndido...

- Foram vocês que escreveram o hino, nunca estive deitado. Passo o tempo todo tentando me proteger de vocês. Desde que aqui chegaram vocês nunca tiveram respeito por nada, acabaram com boa parte da minha mata, feriram a terra para arrancar o ouro, o ferro, a bauxita e todos os outros minerais, contaminaram os rios, lagos e o oceano. Ajudaram a encher de fumaça meu céu azul, se empilharam em cidades e não souberam explorar racionalmente minhas terras.

- Não fique tão zangado Brasil, nós só cumprimos ordens. Também não gostamos de muita coisa que acontece por aqui, mas você sabe Brasil, quem manda aqui são autoridades, os empresários os banqueiros, são eles que detêm o poder. Nós recebemos ordens.

- Ora! Parem com essa conversa fiada! Vocês que devem dar as ordens.

- Nós? Não nos faça rir Brasil, somos comandados!

- Vocês são acomodados, isso sim!. Aceitam tudo! Dão risada de tudo. Eu estava ouvindo rádio outro dia e notei que vocês estão em plena campanha eleitoral. Campanha para designar quem serão as tais autoridades que vocês acabaram de dizer, campanha para eleger os responsáveis pela ordem, pelo comando. Meu Deus! Obrigam vocês a votar em tiriricas? Em ladrão de vasos de cemitério? Em mulher pêra? No tal mancha negra? Em uma atriz pornô pedindo voto com prazer? Ninguém percebeu? Estão rindo de vocês! Vocês deixam pessoas, que há alguns meses estavam sendo acusadas de roubo, serem eleitas de novo! Coitados de vocês! E pior, coitado de mim! Nunca mais digam acorda Brasil, pois sou eu quem vai gritar agora.

- ACORDA POVO!

Este texto faz parte do Exercício Criativo – “Acorda Brasil”

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://www.encantodasletras.50webs.com/acordabrasil.htm

Laerte Russini
Enviado por Laerte Russini em 06/09/2010
Código do texto: T2481253
Classificação de conteúdo: seguro