Acesso ao computador mais avançado!

Achei um computador de um sextilhão de gigabytes!

Tanta memória que mesmo que eu coloque informações a cada minuto...

Ainda sobraria espaço em seu disco rígido;

Ainda que os bytes venham por segundo e entrem pela placa mãe;

Nem que se passem setenta anos, não irei conseguir preencher

o vazio e o espaço em branco dele...

E, estranho, eu acordei, e olhei nas ruas as pessoas...

Elas tinham também este computador em suas cabeças!

Será que conseguirão preencher pelo menos um por cento

da capacidade dele? Por que tanta capacidade de armazenamento?

Uma capacidade de durar milhares, talvez milhões,

ou tão desconhecidos seus programas, que se auto-deletam,

Que se renovam, que se reorganizam, que enviam ordens a todo o seu sistema digestivo, circulatório, e outros...

E o próprio espaço dele abre portas para outros espaços...

Coisas abstratas são tidas como concretas...

Somente coisas infinitas não são plenamente absorvidas por ele...

Porém, mesmo assim, ele pode aceitar como fato verdadeiro!

E chamado de a coisa mais misteriosa do universo!

Denominado também de tigela de ouro!

E quanto mais o tempo passa (passa?) e nós passamos...

Mais ele absorve megapixels pelas lentes de auto-precisão,

Mais megabytes em sons, odores, paladares, e tanto mais...

E idiomas novos, línguas antigas, palavras novas, palavras antigas,

E, por natureza, ele não ama a repetição, mas se for o caso,

Ele grava na memória de longo prazo já para evitar novas repetições!

Possuindo memória de médio prazo e de curto prazo também!

Será que as de curto prazo são realmente deletadas?

Faça um teste, se quiser!

Olhe em sua casa, em volta, na sala ou cômodo em que está agora!

E pense assim: _Daqui alguns anos vou recordar-me deste dia,

Deste lugar, que deixei gravado na minha memória! E simplesmente olhe gravando por meros segundos!

Sei que sempre se lembrará do dia atual! Talvez não se lembre direito como estavam os móveis e como eram, mas saberá que gravou e se recordará bem!

Poderia fazer uma pergunta ao seu próprio computador cerebral! Sabia disso?

Por exemplo: Por que não me lembrar que daqui dois meses (...) estarei mais inteligente?

Claro, vou estudar continuamente! E ele vai lhe responder...

Por que não me lembrar de toda a minha infância?

Por que não me recordar de todo o idioma português?

Por que não me lembrar disso: a fórmula é a seguinte! E leia-a! Repita-a!

Repetição é mãe da retenção! É tediosa realmente!

Por que não me lembrar desta frase para sempre: O sapo de olho de vidro?

Por que não me recordar que podemos ser extremamente inteligentes?

Dever é poder, senão não deveria! Seria injusto alguém dever, e não poder, mas na injustiça há... e poder é querer, depende se algo é querido ou querida...

O que interessa grava bem, e o que não agrada é esnobado, nem gravado é!

Sempre há tempo para o que interessa! Para o que não interessa nunca existe seus gestos, suas palavras, seus ouvidos, seus olhos a olharem, (se ele servir para outra eu não digo nada...), e o famoso tempo existe, se você organiza tudo, tem tempo de sobra para armazenar informações úteis.

Uma dica para gravar na parte intacta do cérebro, na parte em branco,

Coisas absurdas, que você nunca viu, gravam lá com facilidade!

Estes dias eu brinquei com isso!

Um tubarão roubando alface por fome, na horta do seu quintal! Dizendo que está deprimido! E fugiu do oceano, agora quer viver em terra seca e nunca mais ser chamado de terror dos sete mares, e que se arrependeu de ser bravo!

Bom, se você visualizou isso, sabe que é absurdo! Creio que nunca vá acontecer isso,

Mas na sua mente existiu, e ela vai para a parte intacta, que nem precisa de repetições!

É como a criança aprende um idioma em pouco tempo! Tudo vai para partes em branco,

Onde assimila com grande facilidade! Além de um dispositivo a idioma que já estava lá inserido como software pronto para uso! Sempre pense em coisas absurdas para acessar partes em branco ou gravar, ou algo assim: disseram uma vez: Como vou me lembrar de comprar sete itens no mercado: leite, queijo, carne, escova de dentes, creme dental, fita dental, e ração para os cães?

Faça uma imagem absurda: uma vaca com feições de cachorro escovando os dentes no seu banheiro! Por que imaginar algo que nunca vi?

Olha: a vaca dá leite!

Primeiro item.

O segundo é derivado do leite: o queijo.

Vaca tem carne.

A vaca escovava os dentes: escova de dentes, pasta e a fita dental;

A vaca tinha feição de cão: a ração do seu cachorrinho!

Pronto! Muito fácil!

Creio que você nunca mais vai esquecer desta vaca agora,

Pois ela foi parar na parte intacta da sua tigela de ouro!

Pode tentar esquecer, e vão passar anos e anos, se tivermos tempo,

E estará lá gravado! Desculpe ensinar algo que me foi ensinado,

E gravar algo que me foi gravado!

Por que as pessoas adultas em geral têm nojo de leite humano (logicamente da mulher, ainda bem que os nenéns não têm repulsa disso, mas bebemos leite que vem da “caixinha” das pobres vaquinhas que venderam para as indústrias leiteiras e que passaram aos mercados?) Já experimentou leite de felinos? Eca! E de cachorrinhas que amamentam filhotes?

Tem gente que grava com músicas, pois elas ocupam um espaço diferente também, podemos recordar-nos de músicas antigas, até de suas letras, e o ritmo, que você nem imagina como são complexas, há tanta informação numa música, só se recordar do ritmo e suas notas já é espantoso, nem me referindo à letra em si! E ainda assim lembramos! Alguns usam isso para aprenderem novos idiomas!

Por quê? É uma das vantagens da tigela de ouro! Mas depende se você gostar da música!

Um trauma pode ficar guardado na memória e criar fobia: porque foi algo diferente e inesperado! A fobia serve como defesa exagerada!

Cheiros ficam na memória, e quando você sente a fragrância antiga, que nunca mais sentiu em lugar algum, parece que voltou no tempo!

Mesmo as melodias, depois de tempos, quando são ouvidas, relembram momentos saudosos e dão nostalgia!

Às vezes parece que você já viveu um instante, que o que você está vivenciando já aconteceu antes! Mas isso nunca aconteceu! Mas foram detectadas semelhanças guardadas profundamente que você nem se recorda abertamente, apenas um vislumbre!

Às vezes você poderia usar a matemática para calcular as sequências...

Veja este exemplo simples: 1,2,3,4,5,6,X,8,X,10,11,12,13,X.

Creio que ninguém precisaria dizer os números que faltam ali.

Depois poderiam ficar mais complexos: 2,4,8,16,X,64,128,X.

E depois você poderia ir para outra fase mais complicada!

Estas coisas se parecem com jogos de intuição.

Se você a treinasse, poderia ficar "expert"!

Quando você usa a lógica na psicologia,

Perceberá muitas coisas simples e depois as mais complexas!

Se a pessoa ao tentar lembrar de algo, olha para cima,

Com os olhos voltados à direita! O que significa isso?

Por que alguns olham para cima virando à esquerda e não à direita?

Talvez também teria de saber se a pessoa é destra ou canhota!Talvez!

Um ele está criando imagens fictícias (mentindo)...

Um ele está buscando na memória real e verdadeira! No banco de dados armazenados!

E por que olhar para cima ativa a memória? Seja de criação ou de busca?

Se a pessoa repete sempre a mesma versão, pode estar dizendo a verdade, se se contradiz na segunda, terceira, quarta versão, muita falsidade!

Se a pessoa gagueja um pouquinho que seja;

Ela ficou nervosa, e na adrenalina de mentir (pois não é natural)

A pessoa indica que algo está fora do lugar...

Ou pode ser que a pessoa esteja tensa por outros motivos...

Mas parece estar querendo ocultar algo...

Se a pessoa começa suar ao dizer alguma coisa,

Ela está tensa demais! Corre algum risco? Medo de algo?

Por que tanta preocupação? O que está envolvido?

Pode estar mentindo para si mesma, criando fantasias de soluções!

Ou procurando soluções verdadeiras numa rua aparentemente sem saída!

Se a pessoa mente muito, acaba tão mentirosa, que nem em si mesma ela crê mais!

E além disso não acredita nem no que os outros dizem também!

Acha que todos são iguais a ela! Mentirosos não creem em mentirosos, nem nos que falam a verdade, perdeu-se o crédito a ela! E quem fala a verdade, acredita às vezes até nos que mentem, porque acha difícil que alguém faça isso! Quem é honesto está propenso a acreditar que todos o são também! Quem é desonesto nem na própria mãe crê mais! Que prejuízo enorme!

Se a pessoa tem algum reflexo, isso pode indicar o que ela teme,

ou é mesmo um dispositivo natural e instintivo;

Por exemplo, se sua mão sentir um calor forte do seu fogão,

Você nem precisaria pensar primeiro que doeu para tirar a mão de lá!

Se você é precipitado em algo, pode ser sinal de orgulho, e que você quer dizer que já sabe o resultado! Mas nem esperou para ver o que era, e já foi julgando

Parcialmente! É na verdade uma humilhação isto!

Quem ouve um conto aumenta um ponto!

Passar informações e raciocínios de outros, corre o risco de que esteja errado, a não ser que use a fórmula para se precaver: estou vendendo o peixe, pelo preço que comprei.

Alguém mente sobre outra pessoa (seria uma calúnia) e você a espalha como se fosse verdade; Depois tudo mostra que era falso, e você foi participante da calúnia em espalhar! Ai, ai, ai! Quem sabe incluam você no processo!

A conclusão é simples: use e abuse da matemática! Como ela é linda!

Dá para se fazer poemas para ela, pois ninguém elogia algo irracional aos pobres animais! Ah! E instintivamente alguns animais usam a psicologia, até mesmo com os seus superiores, os humanos! Se um cachorro bravo sentir o cheiro do seu suor se você pulou o muro e ele está lá com dentes zangados lhe mostrando sua arma de ataque, coitado de você! Talvez terá que sacrificar a dor nos braços de mordidas, porque ele não pode morder várias partes ao mesmo tempo, e proteja o pescoço! Será que adiantaria olhar bravo a ele e dar um grito bem feroz? Correr ele é mais veloz, nem convém dependendo da distância! Fingir desmaiar? É uma saída usada contra animais ainda mais ferozes! Pois os animais não gostam de carne humana! Nem tubarão, nem leão, só fazem isso se estiverem famintos ao excesso ou se confundirem com focas (no caso os tubarões). É nojento para eles! O instinto natural deles é temer o homem, mesmo não tendo arma alguma! O tigre, por exemplo, só ataca o homem pelas costas, e se tiver uma máscara atrás da pessoa simulando um rosto, ele nem se aproxima! Mas quando o homem vai comer seu desjejum e tira a máscara, o faminto tigre, na mata onde foi denegrida de seu desjejum também, acaba indo contra sua natureza!

O leão é o mais estranho mesmo, pois nem vendo o rosto de homem, o impediria, se ele necessitar! Por que ele é o rei da selva e não o elefante? E não o rinoceronte? E não o hipopótamo? E não o crocodilo? Com exceção do elefante que costuma ser mais dócil, embora talvez tão ou mais forte! não mexa também com nenhum dos outros com vara curta! Já viu alguém montado num rinoceronte? Em elefante, sim. Ah! Atravessando um riacho nas costas de um crocodilo? Tente algum dia se for precipitado! E o hipopótamo não é gordinho, não, aquilo é tudo músculos! Por isso também os humanos ignoram a carne de hipopótamos, crocodilos, leões, tigres... (Onde foram parar os mamutes se os elefantes, seus primos, sobreviveram? O cão é cão, lobo é lobo, mas são primos também? O tigre dente de sabre (talvez fosse muito violento e orgulhoso, não quis entrar na arca nem um par deles?)

Será que ele estava velho demais e a bengala nem suportou mais seu peso enorme? Quem sabe fosse mais que o leão e considerado o rei das selvas hoje e quem se atreveria a entrar na jaula de um tigre desses? Por que o pólo norte e pólo sul é de água potável, “doce”, nada salgado? Não é originário do oceano salgado?) Da água doce tem uma receita para se fazer um melão! O peixe do mar, vive em água salgada a vida toda, e depois que é pescado de lá, na cozinha, a cozinheira tem que pôr sal nele ainda para fritar ou cozinhar! Observações nada subjetivas. Acho que estou judiando demais da minha própria tigela? Uma coisa leva a outra, e qual o objetivo?

Wanderson Benedito Ribeiro
Enviado por Wanderson Benedito Ribeiro em 12/09/2010
Reeditado em 06/11/2013
Código do texto: T2493103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.