Conhecimentos científicos


Conhecimento científico
 
Ciência está ligada a saber e a conhecimento, a ciência jamais foi ou será sinônimo de verdade, entretanto ela busca constantemente esta verdade. Mesmo que jamais alcancemos a verdade absoluta, a aplicação do método cientifico sério, por sucessivas refutações do que não seja aderente, estará sempre e cada vez mais próximo da verdade.
 
Como já comentado em outros textos, e literalmente copiando o meu texto BELEZA E VERDADE “por isso eu evito o termo verdades científicas, e sim, me parecendo muito mais coerente, prefiro conhecimentos científicos.”
 
Como a filosofia, ambas buscam a verdade, onde a diferença maior é que na ciência os especialistas normalmente concordam entre si, entretanto na filosofia, não existe necessariamente concordância entre os especialistas.
 
Tanto o cientista, quanto o filósofo são curiosos atentos, fazem muitas vezes as mesmas perguntas, necessitam ter independência e coragem de perguntarem, sem limitações de quaisquer espécies, mas formulam respostas e interpretações muitas vezes diferenciadas. Ao cientista, modelos matemáticos além das experiências, com proposições de resultados são ferramentas vitais, é logico sem esquecer que para ser ciência devem haver formas de se tentar refutar cada afirmação. A ciência trabalha muito com conjecturas e refutações. Na filosofia a refutação experimental não é necessária, e os experimentos são muitas vezes mais introspectivos, onde especialistas diferentes podem encontrar explicações diferentes para as mesmas perguntas..  

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/09/2010
Reeditado em 25/09/2010
Código do texto: T2520712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.