O TEMPO NÃO PASSA...


O tempo não passa e nem pode passar...
 
O tempo não passa, uma vez que todos vivemos apenas o momento presente e este ousadamente se indispõem a passar.
 
Eventos e fatos, sensações e pensamentos se sucedem, porém sempre e eternamente no momento presente, aquele infinitamente pequeno lapso de tempo que perdura por toda eternidade.
 
O que se passou já não é mais, já não o possuímos, não o podemos viver ou reviver, muito menos alterá-lo. O futuro não existe, não chegamos jamais a ele. Cada momento vivido, o é apenas e tão-somente vivido no presente, aquele eterno momento presente.
 
Viver ligado ao que já não é, ou viver na esperança de um amanhã, é um pulo para a decepção e o sofrimento.
 
A esperança é muito ingrata, primeiro porque pode ser, e muitas vezes o é, impossível de se alcançar. Pode ser que nunca ocorra o cerne de nossa esperança.
 
Quantos morreram na ilusão de uma esperança que nunca se realizou?
 
Outra possível fonte de sofrimento é que as vezes o que desejamos ocorre, e mesmo assim não nos satisfaz, fica faltando algo, quase sempre fica faltando algo, assim nossa felicidade não ocorre.
 
Descobrimos que somos, muitas vezes, enganados por falsas espectativas. Quando alcançamos o que esperávamos, não é isto o que pode nos alegrar em felicidade.
 
A felicidade surge quando a abandonamos, quando desistimos de a procurar, quando vivemos o que temos e construímos o que desejamos. A felicidade, paradoxalmente nos encontra, quando abandonamos definitivamente sua busca.
 
Somos felizes, simplesmente sendo, na simplicidade de nosso ser e de nosso viver. 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 26/09/2010
Código do texto: T2522307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.