Nosso Longo aprendizado.

Gostaria de ter nascido uma pessoa resolvida, como ser humano.

Se assim fosse não teria que passar por dissabores na vida. Não teria que sofrer com o aprendizado do dia a dia. Se pudesse escolher como vir ao mundo, com certeza escolheria nascer com uma mente de uma pessoa de oitenta anos, mas com o corpo de criança.

Infelizmente não somos assim. E, no decorrer de nossas vidas, nos deparamos com momentos e situações pelas quais não gostaríamos jamais de passar.

Se eu pudesse, jamais deixaria passar algumas amizades que um dia julguei não serem interessantes para minha vida, mas que com o passar do tempo, percebi que eram realmente meus amigos, mas as faltas de conhecimento da vida e amadurecimento não permitiram avaliar.

Quando adolescentes, temos pressa em viver a vida loucamente, sem prestar a atenção nas pequenas coisas que nos rodeiam. Depois de adultos, achamos que nosso tempo passou rápido, que não fizemos tudo que devíamos e que somos fracassados.

Quem de nós não passou por isso um dia? Eu passei e descobri tardiamente, que nossa vida tem um tempo certo, para que os acontecimentos se concretizem.

Descobri, que não adianta ficar lamentando o que se passou. Muitas vezes lamentamos a perda de um grande amor, de um amigo, de um ente querido que se foi.

Se pudessem ter estes conhecimentos ao nascer, não perderíamos um grande amor e não deixaríamos de dizer: Eu Te Amo... Não deixaríamos de perceber aqueles momentos deliciosos, quando aquela pessoa amada; (mas que não sabíamos amar tanto), nos dedicar parte de seu tempo para simplesmente nos preparar um pudim de leite e que era uma demonstração de amor, passar despercebido. Não ver ali, o amor...

Sempre ouvi uma frase interessante: Só damos valor às coisas quando as perdemos. Hoje, depois de certo tempo, posso dizer com certeza, que não devemos deixar passar nada nesta vida. Tudo é um aprendizado precioso.

Somos assim, nunca aprendemos e nem aprenderemos como viver de maneira a não sofrer. Somos eternos aprendizes. Pena, que aprendemos com os sofrimentos do dia a dia, com as perdas e as vitórias.

Mas o gostoso de tudo isso, é saber que ainda posso mudar o final da história e consertar muitos erros. Não quero pensar no futuro, pois a vida se vive agora, neste momento em que escrevo estas linhas.

Pensando bem, vou consertar o momento, meu futuro é o agora.

Geraldo Magela Rosa.

27 de junho de 2006.

Geraldo Rosa
Enviado por Geraldo Rosa em 03/10/2006
Reeditado em 09/07/2007
Código do texto: T254943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.