“A SOCIEDADE DEVE SER HOMOGÊNEA E NÃO HETEROGÊNEA”

(Parte I)

O Homem quanto a espécie, tem uma classificação; o Homem quanto a indivíduo, não o deve ter...

Biologicamente o Homem pertence ao reino animal; neste reino, as espécies são classificadas em grupos.

Na sociedade, não pode haver esta distinção quanto ao Homem; exemplo: Bovino, que subividem-se em: zebu, nelori, holandesa, etc...

“Somos todos iguais perante Deus, e perante o judiciário; a lei!”

Biblicamente falando, o Homem vem de Adão e Eva; conforme a ciência, também há o conceito de que o Homem deriva de uma única matriz.

O Homem subdividindo-se em classes, categorias, está regredindo, está recaindo. Ele está aprimorando uma sociedade heterogênea, onde valores objetivos, serão(é), a medida pela qual se efetua a classificação, segundo normas e parâmetros meramente culturais(segundo alguns), e não serão(é), medido por valores subjetivos, onde a classificação nada mais é do que, pela honesta capacidade individual do indivíduo. Obter um espaço em uma sociedade com base homogênea, porém, com cada um ocupando uma posição específica (de acordo com sua capacidade), para o gerenciamento e progresso dessa sociedade. Onde os valores objetivos são na verdade valores subjetivos de todo indivíduo dessa sociedade; fazendo assim a real sociedade homogênea.

“ENQUANTO GRUPOS SE AUTO-DISCRIMINAREM, HAVERÁ DISCRIMINAÇÃO.”

Como no caso de Adão e Eva, que via a árvore do bem e do mal todo dia e não davam importância para ela(sabedores que não deviam comer dela); simplesmente viviam...

Nem se importavam, nem se apercebiam dela e do seu belo fruto. Somente deram importância, atenção ao fato, após serem instigados a fazê-lo pelo questionamento e incitação da serpente; o mesmo ocorre entre os indivíduos, quanto à discriminação e preconceitos, pois a cultura com seus dogmas, normas, regras, classificações, as fazem notórias...

Se colocarmos crianças sem um pré-conceito estabelecido pela sociedade, ou melhor, “pseudo-sociedade”; pais; cultura; meios de comunicação; etc., tenho comigo que entre elas não haverá discriminação pelo biótipo de cada uma, seja de que cor, aparência for (valores objetivos), mas pode haver discriminações e/ou divisões em grupos, pela personalidade e/ou caráter dos indivíduos em questão (valores subjetivos). Desta forma, essa sociedade será criada homogeneamente quanto aos valores objetivos (raciais, físico, etc.), e heterogeneamente quanto aos valores subjetivos (caráter, religião, inteligência,etc.).

Toda sociedade possui divisões em seu âmago, porém as mesmas não podem mais ser com valores que nossos ancestrais(de acordo com suas conveniências) fizeram, mas sim, com valores que nós pela vivência, conhecimentos anteriores (passado), tecnológicos,morais, aliados à nossa capacidade intelectual, sem prerrogativas, a criamos de maneira tal “que o bem comum, prevaleça ao bem indvidual”. Dessa forma faz-se real a primícia, a síntese de todos os mandamentos a qual nos foi dada por Jesus Cristo: “Amar ao Senhor seu Deus de todo seu entendimento, força, coração, alma e amarás ao seu próximo como a ti mesmo e feliz a nação cujo Deus é o Senhor!”

A humanidade do Homem o fez racionalizar para ter e ser um ser superior, porém o distanciou do supremo ser que o criou.

Mas, se fizermos ao próximo o que queremos que o próximo nos faça, haverá uma inteiração entre os indivíduos de tal forma que um estará entrelaçado ao outro como uma corrente e tendo Deus como a solda delas – dessa forma, quem a poderá romper; senão nós mesmos, pela nossa ávaro insensatez...

(Parte II)

A sociedade continuando com sua inversão de valores subjetivos e objetivos, que aparentemente são boas, mas que no fundo, na verdade, são o mal dessa sociedade heterogênea. (Salmos 12:8)

Os discriminados por raça, sexo, ou deficiência, etc., deixaram de ser classificados como indivíduos da sociedade para serem agrupados, institucionalizados como grupos (negros, sem terra, homossexuais, etc.), eles possuem autorização da sociedade para agirem na sociedade por valores grupais e não individuais. Deixam de ser indivíduos para serem um coletivo à parte da sociedade, na sociedade, com poder na mesma...

Enquanto isso, as autoridades constituídas na sociedade pela sociedade(executivo, judiciário, legislativo, eclesiástico, professorado, etc.), deixaram de ter o poder de ação na sociedade, como grupos, para serem vistos como indivíduos; iguais aos que vão contra a ordem social, que essas mesmas autoridades representam na sociedade; exemplo: o assasino deixa de fazer parte de um grupo, marginal, para fazer parte do ser individual, recebendo assim os benefícios inerentes à todo indivíduo desta sociedade. Em contra partida o juiz, policial, professor, etc., tem vida individual e é isso que a sociedade vê, ela não o vê como parte integrante de um grupo de autoridades onde o poder do mando está em suas mãos; e é nisto (individualidade da autoridade), que os marginais atuam e são beneficiados... Os marginais são vistos como indivíduos e dessa forma incorre-se no erro de culpar a sociedade pela atitude desse marginal. Mas não se elogia os grupos de autoridades (mas sim o indivíduo), pela atitude de pessoas supra, honestos reconhecidamente, que atuam ou expressam em determinados casos, com condutas pré-estabelecidas pela sociedade como forma de ser,de existir, dessa sociedade; independentemente do processo evolutivo do indivíduo nessa mesma sociedade. Exemplo maior: Olham para Deus, não como um ser Superior, Rei, Juiz mor, etc., mas vêem Jesus Cristo, o homem flagelado, coitado que sofreu e morreu crucificado(enfim eles não pediram que Ele fizesse aquilo), não se apercebem que Ele ressucitou e vai julgar à todos; da mesma forma não dão o devido valor a pessoas que deram suas vidas a favor dos outros, como madre Teresa e tantos outros; eles fizeram porque quiseram, esses não tem nada a ver com as decisões dos outros enfim...

Infelizmente o que deveria ser bom (DIREITOS HUMANOS), passou a ser não tão adequado pela inversão dos valores sociais. Os grupos devem existir pela subjetividade e não pela objetividade; deve-se ter uma real conduta de ação para com os integrantes dos grupos bons à sociedade como policiais, professores, médicos, etc., ou seja, a quem o direito de mandar, mandar e a quem direito e dever de obedecer, obedecer...como os grupos ruins à sociedade ex. corruptos, traficantes, bandidos, etc....

Por outro lado os discriminados (negros, homossexuais, sem terra, menores, moradores de rua, etc.), deveriam ser vistos como indivíduos e não como grupos, a fim de serem parte homogênea da sociedade e não heterogênea na sociedade... pois tentando ajudar esses grupos, pela complexidade, devido a esses serem constituídos de indivíduos com diferentes características (personalidade, caráter); na maioria das vezes as atitudes tomadas para ajudar esses grupos, não corresponde ao desejo dos membros desses grupos(ou a alguns), dessa forma a idealização primária dos benfeitores e/ou profissionais da área ficam a quem, do desejo dos mesmos...

Por isso e outros mais ... somente uma sociedade homogênea na objetividade poderá reluzir uma sociedade subjetiva, onde as diferenças é o que nos faz iguais!...

(PEREZ SEREZEIRO)

José Roberto Perez Monteiro – SCSul – SP. 23/06/09 serezeiro@hotmail.com serezeiro@yahoo.com.br

Perez Serezeiro
Enviado por Perez Serezeiro em 30/10/2010
Código do texto: T2587633