Na nossa Constituição deveria constar: ”Todo brasileiro tem que ter vergonha na cara”!

Pois , vergonha é uma coisa que falta a todos nós.
 Ter vergonha é ter auto – estima , auto – respeito , dignidade.
Significa não ser permissivo ou cúmplice com as malfeitorias que correm por aí sem que ninguém pareça se envergonhar.
Todo mundo fala mal do governo. Mas, ninguém olha para o próprio rabo.
Ninguém se pergunta: - Quem pôs esse governo lá?
Porque nós elegemos essa corja?
A quem responsabilizar, se  não , a nós mesmos?
É bem verdade que hoje convivemos com um estado corporativo , como está acontecendo nos EEUU.
Saímos para votar apenas para participar como atores coadjuvantes da grande farsa da democracia.
As grandes e poderosas corporações mandam em tudo , pois , elas financiam nossos ditos , representantes, todos com o rabo preso nas mãos do Grande Capital , o moderno Deus Moloch.
Sabemos disso , mas, o povo é maioria.
Pode  dizer , não , não vou por aqui!
Pode votar  nulo , mas , não pode deixar de votar.Vejam o  absurdo  que nós  engolimos: o voto é um direito , mas ,obrigatório.Imagina se alguém lhe diz:
-Você tem o direito de ir ao  cinema , o direito de tomar sorvete,de passar a manhã na praia;porém é obrigado a fazer tudo isso , mesmo sem vontade.Vocês já viram direito ser obrigatório? Direito é dever!?
Entenderam porque lhes digo que somos todos coadjuvantes nesse filme pastelão ?
Prestaram atenção  no que fizeram nossos   ilustres representantes? Votaram contra aquele projeto que tanto queríamos,o “ficha limpa”.
Bandidos,  ladrões , assassinos , corruptos , todos agora podem ser votados livremente.Votados por nós.Para representar as grandes empresas , os grandes bancos , os  grandes interesses.Sabemos como era , no passado; na Inglaterra , homens probos como os “Cavaleiros de Shire” , passaram a ser convocados a Westminster para falar e votar em nome do povo que vivia distante do centro do poder.Criou-se , assim , o governo representativo. Quando qualquer um  deles , por algum motivo , fazia uma bobagem , era sumariamente expulso do grupo.
Aqui , toleramos tudo.
Mas , pode um povo sem moral reclamar  do  comportamento dos seus políticos?
Um povo que invade sinais de  trânsito , que dirige bêbado, que fura filas , que empurra idosos nos transportes para ocupar os lugares destinados a eles , que suborna guardas, que quer tirar vantagem em tudo , que tolera ídolos de futebol que se acumpliciam   com traficantes , que considera tolo alguém que encontra um dinheiro na rua e devolve , que sai armado de casa , que maltrata os professores de seus filhos , que esnoba os pobres , que pede favores a deputados , que usa , freqüentemente , o Q.I. (quem indica)  para obter vantagem para si e para os seus, que tolera uma imprensa venal e uma TV abaixo dos níveis de decência , esse povo ,pode reclamar ?
Gente , vamos recuperar a vergonha na cara!
Ou  então , quebremos os espelhos da nossa casa,para não ver refletido nele nosso maior inimigo: nós.
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 31/10/2010
Código do texto: T2588591
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.